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– 19-12-2007 |
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Vinhos: Associa��o Empresas de Vinho do Porto defende investimento público na promo��o de marcasA Associa��o das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) defendeu hoje a canaliza��o dos 6,5 milhões de euros do cativo or�amental do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para um fundo de promo��o de marcas daquele vinho. Falando num encontro com jornalistas em Gaia, o presidente da AEVP referiu que a utiliza��o de fundos públicos na promo��o de marcas vai passar a ser poss�vel no ambito da reforma da Organiza��o Comum de Mercado (OCM) do Vinho – que dever� ser hoje aprovada pelo Conselho de Ministros da União Europeia – e destacou que estas ac��es promocionais são essenciais para "criar mais momentos de consumo" dos vinhos do Douro e Porto. "Esperan�ado" de que a reforma da OCM Vinhos "canalize mais apoios para a área de promo��o de marcas", George Sandeman defendeu que tal faz todo o sentido porque "são as marcas que d�o valor �s categorias" de vinho. "� o melhor investimento para o pouco dinheiro que h�", sustentou. Neste sentido, defendeu que os 6,5 milhões de euros acumulados nos �ltimos anos pelo IVDP na sequ�ncia da imposi��o, pelo Governo, de um cativo or�amental de 10 por cento sobre o or�amento inicial de todos os organismos públicos sejam investidos na promo��o de marcas do sector. Entre os novos mercados de promo��o priorit�rios, o presidente da AEVP destacou os EUA, onde o consumo de vinho � "muito baixo", mas está "a aumentar dramaticamente", sendo muito centrado em categorias de vinho ‘premium’. "O Vinho do Porto deveria ter a visão de estar a vender um milh�o de caixas para os EUA daqui a oito anos, quando actualmente s� vende 363 mil caixas", sustentou. A mais m�dio/longo prazo, j� que inicialmente os esfor�os dever�o concentrar-se nos EUA, George Sandeman aponta ainda como boas apostas para o vinho do Porto os mercados da Europa de Leste, Escandin�via, �sia (China, Hong Kong e Singapura) e Rússia. Para além destes novos mercados, a AEVP considera importante "assegurar os mercados tradicionais" do vinho do Porto, como a Fran�a, B�lgica, Holanda e Inglaterra, "continuando a renovar a base de consumidores". Igualmente priorit�rio �, para a associa��o, que o conselho interprofissional do IVDP "funcione bem" e que haja "estabilidade" na área da produ��o. "� preciso que haja estabilidade na Casa do Douro enquanto representante da área da produ��o do Douro", sustentou George Sandeman, destacando que esta instituição � "um interlocutor muito importante" para a AEVP, mas "tem de assumir activamente o seu papel de representante da viticultura duriense". Finalmente, a associa��o aponta a import�ncia de "regras claras e actualizadas no mercado do Vinho do Porto", j� que as actuais "t�m mais de uma d�cada" e "precisam de ser adaptadas ao neg�cio de hoje". "não se trata de uma revolu��o, mas de uma evolu��o, de uma mudan�a constante e gradual", sustentou George Sandeman, afirmando-se esperan�ado de que tal não fique esquecido na reforma da OCM Vinhos. Relativamente ao estudo estratégico para o sector dos Vinhos do Porto e Douro, actualmente em curso pelo cons�rcio Quartenaire/Universidade Catélica e com conclusão prevista para o in�cio de 2008, a AEVP entende que se trata de um trabalho "da maior import�ncia", mas lamenta ter sido até agora pouco envolvida na elabora��o do documento. "O sector do Vinho do Porto e do Douro necessitam de tomar decis�es estratégicas muito importantes nos próximos tempos. � fundamental que os v�rios cen�rios prevendo as várias decis�es sejam estudados e analisados por todos os intervenientes", defendeu. Para a associa��o, � particularmente urgente avaliar a necessidade ou não da simplifica��o da regulamentação no sector, analisar as oportunidades e amea�as que a nova OCM poder� trazer � Regi�o Demarcada do Douro e estudar o comportamento dos vinhos do Porto e Douro os mercados nos próximos anos.
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