Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

    ipma

    Delegação do IPMA em Genebra

    Fenareg

    FENAREG alinhada com COPA/COGECA contra propostas da Comissão Europeia que ameaçam futuro da agricultura europeia e destroem PAC

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

    ipma

    Delegação do IPMA em Genebra

    Fenareg

    FENAREG alinhada com COPA/COGECA contra propostas da Comissão Europeia que ameaçam futuro da agricultura europeia e destroem PAC

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Vinho : Relatério Porter 2 apresenta estratégia para sucesso no Reino Unido e EUA

por Agroportal
16-02-2004 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 9 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  16-02-2004

[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ]

Vinho : Relatério Porter 2 apresenta estratégia para sucesso no Reino Unido e EUA

Porto, 16 Fev
O sucesso da exportação dos vinhos portugueses passa pela aposta nos tintos de qualidade, em embalagens cuidadas e vendidos no retalho a um pre�o entre oito e 14 euros, conclui o relatério Porter 2, disse hoje fonte do sector.

O trabalho, a apresentar quinta-feira no Porto, � o segundo estudo encomendado � empresa de consultoria estratégica Monitor Group, de Michael Porter, e aponta um plano de marketing para os mercados ingl�s e norte-americano.

Estes mercados foram considerados priorit�rios pelo primeiro estudo da Monitor, divulgado em Maio de 2003 e que tra�ou uma estratégia a 10 anos para o cluster do vinho portugu�s.

A justifica��o ent�o avan�ada foi a muito positiva evolu��o esperada nos mercados de importa��o americano e britúnico, que se espera cres�am cinco vezes mais nos próximos cinco anos do que, por exemplo, o brasileiro.

Para além disso, apresentam um maior potencial de consumo de vinhos de qualidade superior.

Com a aposta nestes mercados e a concretização de outras recomenda��es do estudo pretende-se que o sector portugu�s de vinho facture mil milhões de euros em 2010, contra os actuais 757 milhões, e que o peso dos vinhos de qualidade nas vendas passe de 17 para 35 por cento.

Segundo adiantou � Lusa o presidente da Viniportugal, entidade encarregue da promo��o dos vinhos portugueses, o "Porter 2 – Estudo de Estratégia e Marketing – Sector do Vinho 2010" tra�a pela primeira vez uma estratégia integrada para o sector do vinho.

"Apresenta um plano de marketing tipo para os mercados do Reino Unido e EUA que cada empresa pode depois usar, adaptando-o �s suas necessidades", explicou Vasco Avilez.

Entre as principais recomenda��es está, segundo revelou � Lusa, a aposta nos vinhos tintos de qualidade, com base nos quais se pretende lan�ar a produ��o portuguesa nestes mercados.

Igualmente apontada � a necessidade de investir na apresentação do produto (+packaging+) e introduzir melhorias quer ao nível. da embalagem, quer do r�tulo e da c�psula.

"Aqui a qualidade [dos vinhos portugueses] ainda � reduzida", considerou Vasco Avilez, avan�ando como exemplo testes efectuados nos EUA, em que "v�rios consumidores afirmaram que não escolheriam aquela garrafa da prateleira".

Segundo salientou o presidente da Viniportugal, imp�e-se que as empresas portuguesas "dediquem algum do seu capital" � promo��o, actualmente relegada para segundo plano.

O sucesso das exporta��es de vinho portugu�s para o Reino Unido e EUA passa ainda, segundo a Monitor Group, pela procura de oportunidades em canais de distribui��o espec�ficos.

A este nível., aconselha-se as empresas portuguesas a "atacar as lojas de retalho", sobretudo com vinhos com pre�o final entre os oito e os 14 euros, um segmento m�dio/alto que gera maior valor acrescentado.

Especificamente no mercado americano, � apontado um pre�o alvo m�dio de nove a 10 d�lares, enquanto no ingl�s este dever� oscilar entre as cinco e as sete libras.

Para além destas propostas espec�ficas, a Monitor Group recomenda ainda a rentabiliza��o das vantagens competitivas do sector do vinho portugu�s j� identificadas no primeiro relatério, nomeadamente a diversidade das castas e o clima.

O problema da pulveriza��o das pequenas propriedades e de empresas sem "m�sculo", mencionado no estudo inicial, deve ser resolvido quanto antes.

Nesta área, onde a interven��o do Estado assume papel relevante, Vasco Avilez lamentou o pouco que foi feito desde a apresentação do primeiro relatério Porter, no ano passado.

"Em rela��o ao Porter 1 o Estado tem estado a andar muito pouco", sustentou, assegurando que a Viniportugal, pelo contrário, empreendeu uma verdadeira "cruzada" pelos vinhos portugueses, apesar dos "poucos meios" dispon�veis.

No mercado alem�o, Também considerado importante, mas não t�o priorit�rio pela Monitor Group, Vasco Avilez adiantou que no essencial se vai manter a actual estratégia.

"Vamos continuar a dar aten��o � Alemanha, onde até agora foi aplicada grande parte dos esfor�os [de promo��o], mas j� não vai ser a nossa prioridade n�mero um", referiu.

De acordo com a Viniportugal, em 2003 as vendas totais de vinhos portugueses para o mercado alem�o aumentaram cerca de 12 por cento.

Excluindo o vinho do Porto e contabilizando apenas os vinhos de mesa, as vendas aumentaram dois a tr�s por cento.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (16/02/2004) – Vinho : D�vida de tr�s MEuros do Estado � Viniportugal paga até final de 2004

  • Agronotícias (25/01/2004) – Vinhos : Segunda parte do Relatério Porter apresentado em Fevereiro no Porto

  • Agronotícias (23/05/2003) – Vinho : Relatério de Michael Porter garante que sector pode valer mil M� em 2010

  • Agronotícias (16/05/2003) – 

  • Agronotícias (28/02/2003) – 

S�tios

Fonte: Lusa

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Azeite nos galheteiros dos restaurantes � adulterado

Próxima Publicação

Gripe das Aves : Sete pa?ses sul-asi?ticos mobilizados contra epidemia

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Gripe das Aves : Sete pa?ses sul-asi?ticos mobilizados contra epidemia

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Últimas

Plano de … despovoação!

por Arlindo Castro
12/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

22/10/2025

O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

22/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.