A Câmara de Idanha-a-Nova editou dois livros infantis dedicados à promoção de uma alimentação e uma agricultura sustentáveis, no âmbito da estratégia de desenvolvimento da primeira biorregião de Portugal, foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, explica que as duas obras infantis visam consolidar a estratégia de desenvolvimento sustentável de Idanha-a-Nova, como a primeira biorregião do país.
“Nos territórios que fazem parte da Rede Internacional de Biorregiões, é incentivado junto da comunidade a prática da agricultura biológica, a preservação das tradições alimentares locais, a valorização dos produtos endógenos e o respeito pelo meio ambiente”, refere a nota.
Neste âmbito, a autarquia editou os dois livros infantis dedicados a promover uma alimentação e uma agricultura sustentáveis, onde é proposta uma viagem de descoberta pelo panorama do património material e imaterial de Idanha-a-Nova, cruzando a dimensão museológica com a memória viva da região.
Os livros “À Mesa com a Natureza” e “A Arte de Cultivar” apresentam as temáticas de forma didática e criativa, com ilustrações para estimular o interesse de crianças e jovens.
O município de Idanha-a-Nova, explica que o primeiro livro, propõe uma viagem pelo mundo da alimentação, “mostrando que aquilo que comemos e até a forma como cozinhamos afeta não só a nossa saúde, mas também a do planeta”.
Já a segunda obra, revela o caminho para um equilíbrio entre a produção dos alimentos e a sustentabilidade, “abordando conceitos como a agricultura biológica e a importância de cuidar da saúde dos solos, da água, das plantas e dos animais”.
A edição dos livros surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), da qual Idanha-a-Nova faz parte.
Discussão sobre este post