Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    navigator company logo

    Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

    javali

    Javalis causaram 8 milhões de euros de prejuízos nas searas de milho em 2024. Agricultores pedem ação ao Governo

    aep

    AEP com missão empresarial ao Peru e à Colômbia

    tractor

    Os novos desafios no agribusiness

    Pagar conta do supermercado é difícil para quatro em cada 10 clientes

    COTArroz

    Utilização de sondas de rega e estação meteorológica na cultura do arroz

    Incêndios: Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo

    Iberian Premium Fruits e SanLucar notificam a aquisição do controlo conjunto da Vale da Rosa

    IFAP

    Prazo para apresentação PU 2025, com penalização, prorrogado até às 23h59 de 17 de junho de 2025

  • Opinião

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    navigator company logo

    Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

    18/06/2025

    Cotações – Cortiça – 9 a 15 de junho de 2025

    18/06/2025

    AEP com missão empresarial ao Peru e à Colômbia

    18/06/2025

    Iberian Premium Fruits e SanLucar notificam a aquisição do controlo conjunto da Vale da Rosa

    18/06/2025

    Prazo para apresentação PU 2025, com penalização, prorrogado até às 23h59 de 17 de junho de 2025

    17/06/2025

    Concorrência notificada da compra do Vale da Rosa por duas empresas espanholas

    17/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    navigator company logo

    Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

    javali

    Javalis causaram 8 milhões de euros de prejuízos nas searas de milho em 2024. Agricultores pedem ação ao Governo

    aep

    AEP com missão empresarial ao Peru e à Colômbia

    tractor

    Os novos desafios no agribusiness

    Pagar conta do supermercado é difícil para quatro em cada 10 clientes

    COTArroz

    Utilização de sondas de rega e estação meteorológica na cultura do arroz

    Incêndios: Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo

    Iberian Premium Fruits e SanLucar notificam a aquisição do controlo conjunto da Vale da Rosa

    IFAP

    Prazo para apresentação PU 2025, com penalização, prorrogado até às 23h59 de 17 de junho de 2025

  • Opinião

    Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

    António Covas

    O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    navigator company logo

    Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

    18/06/2025

    Cotações – Cortiça – 9 a 15 de junho de 2025

    18/06/2025

    AEP com missão empresarial ao Peru e à Colômbia

    18/06/2025

    Iberian Premium Fruits e SanLucar notificam a aquisição do controlo conjunto da Vale da Rosa

    18/06/2025

    Prazo para apresentação PU 2025, com penalização, prorrogado até às 23h59 de 17 de junho de 2025

    17/06/2025

    Concorrência notificada da compra do Vale da Rosa por duas empresas espanholas

    17/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
barley

A importância da marca na valorização dos cereais

por Revista Frutas, Legumes e Flores
06-01-2021 | 11:21
em Nacional, Últimas, Sugeridas
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A Anpoc (Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais) e a Anpromis (Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo) organizaram, com o apoio da CONSULAI, uma sessão online integrada no projecto ValorCer – Valorizamos o Sector dos Cereais, dedicada ao tema “Importância da Marca para a Valorização do Produto”, com o objectivo de definir linhas estratégicas para o aumento de competitividade na fileira através da marca.

Jorge Neves, presidente da Anpromis, abriu a sessão anunciando que estará para breve a criação da interprofissional para a fileira dos cereais. «Uma plataforma onde se promovam os produtos e as suas marcas e que funcione como um local de diálogo entre toda a fileira e de partilha de conhecimento». Já José Palha, presidente da Anpoc, contextualizou o projecto ValorCer, seguindo-se então a primeira apresentação, na voz de Rui Freire, consultor na área de marketing e estratégia de negócio ligado ao sector agrícola. O especialista defendeu que a fórmula para se obterem bons resultados a partir da criação de uma marca passa por uma boa estratégia, a definição de um compromisso e um bom plano de implementação.

Seguiram-se os testemunhos de vários representantes de empresas que criaram marcas pensando nos cereais de produção nacional como factor diferenciador.

Luís Guilherme, administrador da petMaxi, empresa do grupo das rações Zêzere, referiu que seria muito importante poderem ter rações para animais com matérias-primas totalmente nacionais, mas essa escala ainda não existe. «O cereal representa mais de 50% da composição dos nossos alimentos. Na nossa empresa, estamos a falar de um consumo de 12 mil toneladas/mês de milho, 1.500 toneladas/mês de trigo e 1.000 de cevada. Não temos essa capacidade. Usamos cereais portugueses quando é possível. E a indústria lamenta não haver quantidade de cereais nacionais disponíveis. Recorrer a produtos estrangeiros não nos beneficia», explicou

Já Rita Costa, do departamento de marketing da marca Bohémia, do Grupo Central de Cervejas, falou da importância do lançamento da cerveja produzida com cevada do Alentejo. «Estamos num mercado muito competitivo e quisemos trazer valor e diferenciação. Usámos os cereais do Alentejo para cumprir esse objectivo. Temos uma relação bastante próxima dos produtores nacionais há muito tempo, que agora é comunicada por uma marca».

Diogo Amorim, é padeiro e fundador da Gleba, uma padaria e moageira que produz pães artesanais com farinhas frescas e 100% nacionais. «Os cereais do Alentejo são uma grande vantagem para a nossa marca. São de extrema qualidade e têm excelentes características organolépticas. Os trigos do Alentejo são únicos no aroma, por exemplo. Ao trabalharmos só com cereais do Alentejo sem defraudarmos a sua qualidade nos processo de moagem e de panificação, cumprimos os nossos ideias de qualidade e sustentabilidade».

Miguel Soares, director comercial e de marketing da Nos Lusomundo Cinemas, frisou o sucesso que tem sido a parceria feita com a Agromais para a produção de pipocas que são vendidas nos bares dos cinemas. «O milho para pipocas é de uma variedade específica que não era produzida em Portugal. Nos últimos 20 anos importávamos esse milho de vários países, até que quisemos fazê-lo em Portugal. Para isso, desafiámos a Agromais a produzir esta variedade. Passámos a ter  , pipocas 100% de milho nacional. É um projecto de que muito nos orgulhamos e que permitiu controlar melhor todo o processo, reforçar a sustentabilidade da empresa reduzindo em mais de 50% a pegada de carbono e contribuirmos para a economia nacional».

A fechar a mesa redonda, António José Madaleno, administrador executivo da Orivárzea, a maior Organização de Produtores de arroz em Portugal, partilhou a aposta de lançarem a marca Bom Sucesso, recorrendo a vários factores diferenciadores. «É um arroz 100% português, de uma só região, que é o Ribatejo, e o único que é exclusivamente nacional, tanto na produção como na transformação. Criámos também valor no embalamento e na atmosfera modificada para aumentar o tempo de duração do produto».

Recorde-se que Portugal apresenta um nível de autoaprovisionamento de cerca de 23% para a totalidade dos cereais e de cerca de 5% para o trigo.

Live-stream: Importância da Marca para a Valorização do Produto

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Procedimento para o Registo de Detenção Caseira de animais

Próxima Publicação

China suspende importação de aves de França devido a surto de gripe aviária

Artigos Relacionados

navigator company logo
Últimas

Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

18/06/2025
Cotações PT

Cotações – Cortiça – 9 a 15 de junho de 2025

18/06/2025
Últimas

Regional Rural – Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP

18/06/2025
Próxima Publicação
pato

China suspende importação de aves de França devido a surto de gripe aviária

Discussão sobre este post

Opinião

Últimas

Portugal entre dois mundos: a agricultura como chave para o futuro

por João Costa
15/06/2025

Ler mais
António Covas
Últimas

O programa agroecológico e as contradições da 2.ª ruralidade

por António Covas
08/06/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

navigator company logo

Clube Produtores Florestais Navigator lança protocolo inovador com Moeve e OZ Energia para abastecimento de combustível a granel

18/06/2025
aep

AEP com missão empresarial ao Peru e à Colômbia

18/06/2025
Advertisement

Temas em destaque

PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Junho 2025
STQQSSD
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30       
« Mai   Jul »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.