Os líderes dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, e da China, Xi Jinping, evitaram hoje responder a perguntas da imprensa sobre Taiwan e a compra de soja norte-americana por Pequim.
Trump e Xi cumprimentaram-se cordialmente diante das câmaras de televisão no arranque de uma cimeira bilateral, na Base Aérea de Gimhae, na cidade portuária de Busan, na Coreia do Sul, mas ignoraram as questões colocadas pelos repórteres.
Em concreto, os jornalistas perguntaram a Xi se tenciona autorizar a compra de soja dos Estados Unidos e questionaram ambos os líderes se o tema de Taiwan será abordado durante o encontro privado.
Pequim suspendeu em maio a importação de soja norte-americana – o principal produto agrícola exportado pelos EUA – em retaliação à guerra tarifária promovida por Trump, o que gerou descontentamento no seio do eleitorado rural que tradicionalmente apoia o Presidente republicano.
Sobre Taiwan, ilha governada de forma autónoma que a China considera território seu e cuja “reunificação” não exclui alcançar pela força, Trump afirmou na quarta-feira que não planeia abordar o assunto, salvo se Xi o fizer.
O republicano tem adotado uma posição mais ambígua do que a do antecessor, Joe Biden, que prometeu defender a ilha em caso de ataque chinês. Trump chegou mesmo a acusar Taipé de ter “roubado” a indústria norte-americana de semicondutores.















































