Estudo da Too Good To Go revela que a inflação muda hábitos de consumo em Portugal, com queda do consumo da carne e peixe e aumento da procura por alternativas mais práticas e conscientes
3 em cada 4 portugueses já adaptaram os seus hábitos de compra face à subida dos preços dos alimentos, sendo que entre os jovens de 18 a 24 anos este impacto é ainda mais acentuado.
A subida dos preços leva à redução do consumo de produtos essenciais, como peixe (52%) e carne (47%), refletindo mudanças profundas nos padrões de compra dos portugueses.
Too Good To Go regista aumento de utilizadores e refeições salvas, refletindo a busca das famílias por soluções para poupar e consumir de forma mais consciente num contexto de inflação.
Too Good To Go e Auchan expandem a sua parceria com a criação da “Zona Heróis Anti Desperdício”, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a importância de combater o desperdício alimentar, através de atividades lúdico-educativas, dirigidas a crianças.
Lisboa, Portugal – A inflação está a moldar os hábitos de compra dos portugueses, com efeitos particularmente visíveis entre os mais jovens. De acordo com o mais recente estudo da Too Good To Go, a maior app do mundo na luta contra o desperdício alimentar, 76% dos consumidores em Portugal já alteraram os seus hábitos de compra devido à subida dos preços dos alimentos*. Entre os jovens de 18 a 24 anos, este impacto é ainda mais acentuado: 86% afirmam ter-se adaptado à nova realidade económica.
Segundo este estudo, o gasto médio mensal em supermercados situa-se atualmente nos 265€ por pessoa, e mais de metade dos portugueses (51%) vai às compras uma ou duas vezes por semana. Na hora de escolher onde comprar, a maioria prefere os hipermercados (80%), enquanto os restantes optam pelas lojas de bairro ou recorrem às compras online, sendo a camada mais jovem, entre os 18 e os 34 anos, a que mais utiliza o canal digital (34%).
A inflação como agente ativo na mudança dos padrões de compra dos portugueses
A inflação não afeta apenas o montante gasto, mas também as escolhas de produtos e os comportamentos de compra. O estudo demonstra que 86% dos consumidores compra mais produtos de marca própria e 80% optam por alternativas mais acessíveis (descontos, formatos familiares, produtos mais baratos), refletindo uma atenção crescente aos preços e à relação qualidade-preço. Muitos portugueses também ajustaram os seus hábitos de compra, fazendo compras mais pequenas e frequentes (64%) ou recorrendo à compra a granel (54%), de forma a controlar melhor os gastos, evitar desperdícios e adotar um consumo mais consciente e planeado.
As mudanças refletem-se também nos produtos consumidos. Entre os alimentos cujo consumo mais diminuiu estão o peixe (52%), a carne (47%), bem como outros produtos essenciais como os legumes, vegetais, a fruta e os ovos. Apesar das dificuldades, os portugueses continuam atentos à sustentabilidade: 8 em cada 10 estariam dispostos a mudar de supermercado para outro que ofereça o mesmo, mas com maior compromisso ambiental. Para o supermercado do futuro, os consumidores desejam que seja mais económico (82%), mais sustentável (57%) e com mais produtos locais (50%).
Uma alternativa de poupança e consumo consciente
Diante deste cenário, os portugueses têm procurado soluções que lhes permitam poupar dinheiro, sem comprometer a qualidade ou a quantidade de refeições em casa. É neste contexto que a Too Good To Go se afirma como uma alternativa prática que ajuda as famílias a poupar, ao mesmo tempo que combate o desperdício alimentar. Através da app, a empresa de impacto positivo permite salvar Surprise Bags com comida em perfeitas condições de consumo, disponíveis a partir de -50% do seu preço original.
“Gerir o orçamento familiar tornou-se mais desafiante, e é por isso que soluções como a Too Good To Go são cada vez mais importantes. Através da app, as famílias podem poupar nas refeições e salvar comida em perfeito estado, como produtos de mercearia e padaria até peixe, marisco, carne, fruta e legumes, contribuindo desta forma para a redução do desperdício alimentar, adotando hábitos de consumo mais conscientes. Cada gesto conta e, juntos, podemos criar um futuro mais sustentável.” afirma Tiago Figueiredo, Interim Country Director da Too Good To Go em Portugal.
Atualmente, já foram salvas mais de 6,6 milhões de Surprise Bags em Portugal, o que representa um aumento de 75% de comida salva nos últimos dois anos. Em 2023, foram salvas 3,7 milhões de Surprise Bags e, em apenas dois anos, foi possível salvar a mesma quantidade de refeições que nos primeiros quatro anos da missão da Too Good To Go em Portugal.
A app conta agora com 2,5 milhões de utilizadores registados, refletindo um crescimento de 46,5% face ao final de 2023. Estes números demonstram que os portugueses estão cada vez mais atentos a formas de gerir melhor o orçamento, reduzir desperdícios e adotar escolhas alimentares mais sustentáveis, recorrendo a soluções que unem poupança e responsabilidade ambiental.
Too Good To Go e Auchan promovem educação sobre desperdício alimentar
Com o objetivo de reforçar a sensibilização para a luta contra o desperdício alimentar, a Too Good To Go e a Auchan expandem a sua parceria com a criação de uma “Zona Heróis Anti Desperdício” especial na loja Auchan Amadora, nos dias 25 e 26 de outubro. Neste espaço, as crianças poderão participar num jogo educativo, descobrindo o alimento escondido atrás de cada painel, onde cada um revela uma dica para evitar o desperdício. Haverá ainda atividades de pintura com temas ligados à alimentação e ao ambiente.
A ação contará com a participação da Inventors, empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento de experiências educativas nas áreas de engenharia, arte e criatividade. Em parceria com a Too Good To Go e a Auchan, a Inventors irá organizar um workshop sobre a proteção dos oceanos e do planeta, incentivando os mais novos a pensar de forma sustentável.
Com esta iniciativa, a Too Good To Go e o Auchan reforçam o compromisso conjunto na luta contra o desperdício alimentar e na educação das gerações mais jovens para um consumo mais consciente e sustentável.
*Inquérito realizado pela Appinio, em agosto de 2025, para a Too Good To Go a uma amostra nacional representativa de mais de 1000 pessoas com mais de 18 anos em Portugal.
Fonte: Too Good To Go