Concurso aberto a quatro diferentes categorias como Jornalismo, Escola, Inovação e Economia, com participações aceites até 30 de novembro.
O Prémio Floresta é Sustentabilidade, uma iniciativa desenvolvida pela Biond, e que conta com o apoio da PwC, decorre até 30 de novembro e procura premiar diversos trabalhos orientadores que tenham como base a promoção da floresta portuguesa.
No total serão entregues 20.000€, distribuídos pelas quatro categorias que serão analisadas, naquela que já é a 5ª Edição de um concurso que tem como objetivo reforçar a importância da floresta como vetor de sustentabilidade económica, social e ambiental.
A Biond lança o repto: “Participar neste concurso é dar a conhecer soluções inovadoras e inspiradoras que reforcem o valor da floresta no nosso país. Distinguir e premiar as melhores práticas florestais e reconhecer as bioindústrias de base florestal para Portugal é seguramente um contributo para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da floresta portuguesa”, declara Gonçalo Almeida Simões, Diretor-Geral da Biond. “Este Prémio é cada vez mais reconhecido por entidades públicas e privadas, que desenvolvem a sua atividade em áreas direta ou indiretamente relacionadas com atividades florestais, assim como o público em geral”, conclui o responsável pela Associação que reúne as Bioindústrias de Base Florestal.
De imediato, seguem as categorias a concurso:
- Trabalhos jornalísticos – Multimédia ou imprensa escrita que aborde projetos, investigações ou iniciativas na área florestal, contribuindo para o aprofundamento do debate sobre a fileira florestal;
- Inovação – Projetos inovadores nas dimensões académicas, tecnológicas ou aplicadas, desenvolvidos por universidades, institutos, centros de investigação ou entidades relacionadas com o setor florestal;
- Escola – Projetos escolares (apresentados por alunos do 9.º ao 12.º ano e que tenham sido coordenados por docentes), sob o tema “O Valor da Floresta em 3 minutos”, que devem contemplar um vídeo e um descritivo conciso.
- Economia – Projetos ou modelos de negócio que promovam práticas sustentáveis no domínio florestal ou que beneficiem da floresta em termos sociais, ambientais e económicos. Podem candidatar-se produtores, empresas florestais ou não-florestais, ONG, autarquias ou pessoas individuais.
Para participar, as candidaturas estão abertas até 30 de novembro e a submissão é feita através da plataforma oficial do prémio, em Regulamento | Prémio Floresta É Sustentabilidade.
O júri compreende diversas personalidades de relevo nas áreas da floresta, ambiente, comunicação e instituições públicas, e será responsável por selecionar os quatro projetos vencedores.
Além do valor financeiro, 5.000€ para cada projeto, há um potencial significativo para contribuírem com boas práticas e ideias que promovam a floresta como recurso estratégico sustentável, já que a oportunidade de os vencedores interagirem com entidades, investigadores e decisores do setor florestal é uma realidade.
Fonte: Biond