O Caminho da Inovação 2025 voltou a reunir, na Fábrica de Água de Alcântara, especialistas, empresas, academia e entidades públicas para debater o futuro da água, sob o tema “Desafiar o Óbvio”.
Mais de 650 participantes acompanharam esta edição, reforçando a relevância do evento como espaço de referência para a partilha de conhecimento e apresentação de soluções inovadoras para o setor da água.
Durante um dia inteiro, 17 oradores nacionais e internacionais partilharam ideias, projetos e experiências, mostrando como é possível repensar a gestão da água de forma mais sustentável e colaborativa. O ambiente dinâmico nas salas foi acompanhado por um espaço de networking, que contou com 27 expositores, onde foram divulgadas propostas e tecnologias orientadas para a circularidade, eficiência e inovação.
A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Águas do Tejo Atlântico, Nuno Brôco a que segui a convidada e keynote speaker Angela MacOscar, Diretora de Inovação da Northumbrian Water (Reino Unido), trouxe a sua visão enquanto líder internacionalmente reconhecida no setor, inspirando os participantes com a sua abordagem disruptiva à inovação.
O auditório 2 recebeu a apresentação de projetos da Tejo Atlântico e de parcerias com outras entidades, como SOLLAGUA, Barragens na Palma da Mão, Interreg Sudoe GestEAUr e Sudoe 1 – Rewater, que demonstram a aposta contínua em soluções colaborativas para uma gestão mais eficaz e circular dos recursos hídricos.
O encerramento foi marcado pela entrega do Grande Prémio da 8ª edição do Desafio à Inovação, atribuído ao projeto vencedor Lavabóias desenvolvido por uma equipa da Águas do Tejo Atlântico das Fábricas de Rio Maior/Azambuja.
A edição de 2025 confirmou que a inovação, o conhecimento e a colaboração são os alicerces para garantir um futuro sustentável na gestão da água.
Fonte: Águas do Tejo Atlântico