O evento anual do CoLAB ForestWISE, realizado na passada sexta-feira, dia 26 de setembro, no Auditório de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), reuniu atores estratégicos nos domínios da floresta e do fogo, nomeadamente universidades, empresas, entidades públicas, associações, centros de interface, entre outros parceiros, nacionais e internacionais para debater os desafios da floresta e do fogo à escala nacional e global.
A sessão, que contou com mais de 80 participantes, foi iniciada pelo Reitor da UTAD, Emídio Gomes, que destacou o trabalho desenvolvido pelo CoLAB ForestWISE e o facto de estar instalado em Vila Real, que reforça o posicionamento estratégico do interior, contribuindo para o fortalecimento da investigação e para políticas públicas mais equilibradas.
Seguiu-se a intervenção de Miguel Silveira, Administrador Executivo da Altri Florestal e Presidente cessante do Conselho de Administração do CoLAB ForestWISE, que sublinhou as características que distinguem o CoLAB da Floresta e do Fogo e a sua equipa, nomeadamente a capacidade de coordenação, gestão e execução com rigor, a adaptação à mudança e a identificação de novas oportunidades e serviços. Encerrou a sua intervenção apresentando o novo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Calado, Diretor de Sustentabilidade e Floresta da Sonae Arauco, que inicia agora funções em conjunto com o restante novo Conselho. Nuno Calado enfatizou o papel do CoLAB na produção de conhecimento aplicado, orientado para a resolução dos desafios da floresta.
Já José Gaspar, Chief Technology Officer (CTO) do CoLAB ForestWISE, realçou a importância da cooperação para fortalecer a internacionalização e responder aos grandes desafios do setor, e concluiu destacando a importância de gerar valor em todos os produtos, de forma a contribuir para um território mais resiliente e a assegurar a remuneração e valorização dos produtores florestais.
Seguiu-se uma sessão que contou com oradores, na sua maioria remotamente, de instituições internacionais, nomeadamente a Fundação CESEFOR – Centro de Serviços e Promoção da Silvicultura e da Indústria Florestal de Castela e Leão (Espanha), a Fundação CETEMAS – Centro Tecnológico Florestal da Madeira (Espanha), o FORAC – Consórcio de Investigação da Universidade de Laval (Canadá), o IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Brasil), o LUKE – Instituto de Recursos Naturais (Finlândia), e o Skogforsk – Instituto de Investigação Florestal (Suécia), com partilhas sobre internacionalização e inovação no setor florestal.
A iniciativa contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, que reforçou a necessidade de criar uma floresta com valor, capaz de responder às especificidades do país, e reconheceu no CoLAB ForestWISE um ator estratégico na procura de soluções concretas para o setor.
Neste âmbito, destacou também o Plano de Intervenção para a Floresta (PIF), centrado na valorização, resiliência, propriedade e governança, em consonância com a missão do CoLAB.
No final da sessão, os participantes puderam ainda visitar a sessão de posters, onde foram apresentados projetos, produtos e serviços desenvolvidos pelo CoLAB ForestWISE, com enfoque na gestão da floresta e do fogo.
O ForestWISE 365 marcou também os 7 anos de atividade deste Laboratório Colaborativo. Desde o dia 29 de setembro de 2018, a equipa já trabalhou com mais de 50 empresas, mais de 30 universidades, Centros de I&D e Laboratórios Colaborativos, e mais de 15 associações setoriais e entidades da Administração Pública, envolvendo centenas de stakeholders, com impacto na transferência de conhecimento, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável no setor florestal português.
Fonte: CoLAB ForestWISE