A AlgarOrange, Associação de Operadores de Citrinos do Algarve, anunciou o início da estratégia de internacionalização dos Citrinos do Algarve IGP, que inclui ações de promoção em quatro mercados estratégicos até dezembro de 2026.
De acordo com o comunicado de imprensa, Espanha, França, Alemanha e Canadá foram os mercados selecionados, tanto pelo potencial de crescimento para os Citrinos do Algarve IGP como por acolherem algumas das maiores feiras internacionais do setor, que reúnem milhares de potenciais clientes de todo o mundo.
A nota de imprensa também dá conta de que estão previstas cinco ações internacionais nestes países e três no Algarve, focadas na promoção dos Citrinos do Algarve IGP junto de turistas e visitantes estrangeiros.
Com esta iniciativa, os operadores pretendem reforçar o reconhecimento e a visibilidade internacional dos Citrinos do Algarve, destacando junto dos consumidores estrangeiros a sua qualidade, diferenciação e valor acrescentado, com o Algarve a manter-se como a principal região produtora de citrinos em Portugal.
O slogan escolhido para esta iniciativa é “Get the taste. Feel the sun”, convidando os consumidores a experimentar laranjas, tangerinas, clementinas e limões produzidos no Algarve em condições de excelência.
A primeira ação de promoção decorre a 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, com a participação na Fruit Attraction, em Madrid, uma das maiores feiras europeias dedicadas ao setor das frutas, que atrai milhares de visitantes e potenciais clientes.
“Este é um projeto de escala e ambição que vai colocar os Citrinos do Algarve IGP no mapa internacional. Estamos a abrir portas em mercados estratégicos e a reforçar a competitividade das empresas da região”, destacou José Oliveira, presidente da AlgarOrange.
A estratégia para os Citrinos do Algarve IGP integra-se no projeto Internacionalizar + Algarve 3.0, que até dezembro de 2026 prevê diversas iniciativas de promoção nos setores agroalimentar, turismo, tecnologia, saúde e mar.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.