A John Deere realizou a terceira edição da sua apresentação de novidades tecnológicas e de agricultura de precisão, este ano sob o lema “Do dado ao prato / From byte to bite: The Farm Changers”.
O tradicional encontro com os principais intervenientes do setor transforma-se este ano numa semana completa, durante a qual os produtores mais inovadores de Espanha e Portugal passam pelo John Deere Parla Innovation Center.
Uma das principais novidades desta edição é a primeira demonstração dinâmica em Espanha do See&Spray, considerada como uma “revolução tecnológica” na proteção de culturas. Trata-se de um sistema de câmaras e componentes de hardware integrados no chassis do trator ou na barra de pulverização, que permite aplicar tratamentos específicos e localizados às ervas daninhas.
Através de Inteligência Artificial (IA), este equipamento permite poupanças de até 70% nos produtos fitossanitários. Um avanço que melhora estas operações em termos de eficiência, sustentabilidade e redução de custos, e que foi distinguido na Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, a maior feira de tecnologia do mundo.
Além disso, no primeiro dia desta edição foram realizados testes com outras tecnologias de sementeira de precisão da marca. Desde tarefas de planeamento do trabalho e envio remoto do mapa de prescrição, linhas de guiamento e outros parâmetros; passando por testes de conectividade com visualização remota do ecrã do trator (RDA); até uma demonstração de sementeira de precisão em alta velocidade com a inovação ExactEmerge.
Do mesmo modo, foram apresentados os avanços alcançados na documentação digital de todas as operações agrícolas, permitindo a transferência automática e segura das informações e dados das tarefas realizadas para o caderno digital e para o SIEX.
“É possível alcançar os objetivos de sustentabilidade ambiental de forma compatível com a rentabilidade das explorações, mas não há atalhos. Não basta proibir substâncias ativas, limitar a fertilização e impor mais regulamentação. A inovação, a tecnologia e a transferência de conhecimento são as chaves para criar sistemas de produção rentáveis e, ao mesmo tempo, sustentáveis”, afirmou Eduardo Martínez de Ubago, diretor de Negócio da John Deere Ibérica.
Os participantes também assistiram a vários painéis de especialistas que abordaram novidades sobre culturas extensivas, culturas de alto valor, análise da situação geopolítica e as próximas tendências em tecnologia de agricultura de precisão.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.