A FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, recebeu hoje alimento para quatro mil e quinhentas colmeias, numa ação de solidariedade e apoio da LUSOMORANGO, Organização de Produtores de Pequenos Frutos.
A apicultura portuguesa foi bastante afetada pelos incêndios de 2025, atingindo-se perdas recorde. No levantamento feito pelas organizações de apicultores da área afetada, arderam nos incêndios este verão 9.556 colmeias, tendo sobrevivido na área ardida 22.497 colmeias, as quais precisam de alimentação urgente. Estas colmeias representam 4,2 % do efetivo nacional (de 753.124 colmeias), mas têm um impacto muito maior nas Região Centro e Norte, podendo implicar uma perda de produção futura que pode atingir as 100 toneladas de mel.
Os apicultores afetados estão obrigados a alimentar as suas colmeias até que a vegetação recupere, o que apenas acontecerá na próxima Primavera, pelo que enquanto não chegam as ajudas estatais, este apoio é essencial para a sobrevivência das abelhas e das explorações apícolas.
Por esse motivo anexamos comunicado de imprensa da FNAP alusivo a esta ação de solidariedade.
Caso considerem relevante, agradecemos a sua divulgação no V. órgão de comunicação social, bem como nas V. plataformas de comunicação e de divulgação de notícias
Fonte: FNAP