Produtores promovem marca coletiva Miss Tata com o apoio da APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, e do Crédito Agrícola
Em 2024, o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos.
A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, quer aumentar o consumo de batata produzida em Portugal e apresentou, hoje, em Lisboa, a nova campanha de divulgação da Miss Tata, que estará ativa até 30 de setembro, período de colheita deste produto em território nacional.
A Miss Tata é a marca que distingue a batata nacional da importada e, na campanha “Sou Boa com Tudo”, assume o papel de influencer oficial deste alimento, consolidando o seu propósito: ser embaixadora da batata portuguesa e estar cada vez mais próxima dos consumidores. Numa linguagem direta, promete ser “boa com tudo”, alimento indispensável na gastronomia portuguesa, versátil e nutritiva.
A iniciativa da Porbatata será comunicada nos principais supermercados do país (quer em folhetos, quer em loja) e nas redes sociais (Instagram e Facebook) da associação. Do plano de comunicação fazem também parte colaborações com influencers e várias iniciativas que pretendem destacar a marca da batata portuguesa. A campanha é apoiada pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e conta com o financiamento dos associados da Porbatata e do Crédito Agrícola.
“A Miss Tata volta a dar a cara pela batata portuguesa, com uma campanha que reforça o nosso compromisso: valorizar a produção nacional e aproximar este alimento tão essencial dos consumidores. Desde 2018 que apostamos na promoção da batata, e os resultados falam por si — 2024 registou o maior consumo dos últimos seis anos. É sinal de que os portugueses reconhecem a qualidade da batata que nasce no nosso país. Queremos continuar a crescer e a afirmar a nossa identidade no prato de todos os dias”, diz António Gomes, presidente da Porbatata.
Desde 2018 que a Porbatata aposta em campanhas anuais de promoção da batata – que coincidem com a época de colheita da batata nova. Os esforços de divulgação deram frutas e em 2024, o consumo de batata atingiu o valor mais elevado dos últimos seis anos. De acordo com dados do INE analisados pela Porbatata, o consumo humano de batata atingiu as 1004 toneladas no ano passado (dados provisórios), uma subida de 5% em comparação com 2023 (957 toneladas) e também de 5% face a 2018 (959 toneladas).Cada português consome agora 94,4 quilos de batata por ano, mais 2% do que em 2023.
Indicadores | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024* |
Consumo humano de batata (t) | 959 | 939 | 912 | 906 | 979 | 957 | 1004 |
Consumo humano de batata per capita (kg/ hab.) | 93,2 | 91,4 | 88,6 | 87,2 | 93,9 | 92,8 | 94,4 |
*Dados provisórios
Fonte: INE
Produzida em todo o país entre maio e setembro, a batata portuguesa beneficia do clima e das características únicas do solo nacional.
Fonte: Porbatata