Celebra-se hoje, dia 20 de maio, o Dia Mundial das Abelhas, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. A adoção de boas práticas de produção agrícola
“Abelhas inspiradas pela natureza para nos nutrir a todos” é o tema escolhido este ano para destacar o papel fundamental que as abelhas e outros polinizadores desempenham nos sistemas agro-alimentares e na saúde dos nossos ecossistemas.
Atualmente reconhecem-se mais de 200 000 de espécies animais polinizadores, a grande maioria das quais são selvagens, e que incluem borboletas, aves, morcegos e mais de 20 000 espécies de abelhas.
Mas, os polinizadores estão cada vez mais ameaçados pela perda de habitat, por práticas agrícolas insustentáveis, pelas alterações climáticas e pela poluição. O declínio das espécies polinizadoras põe em risco a produção alimentar, aumenta os custos de produção e pode ter efeitos devastadores no futuro do nosso abastecimento alimentar.
As abelhas e outros polinizadores são essenciais para uma agricultura sustentável e para o equilíbrio ecológico, permitindo a produção de mais de 75% das culturas mundiais, incluindo frutas, legumes, frutos secos e sementes. Para além de aumentar o rendimento das culturas, os polinizadores melhoram a qualidade e a diversidade dos alimentos, e também são indicadores da saúde ambiental. Fornecem informações sobre os ecossistemas e o clima e contribuem para a biodiversidade, a fertilidade dos solos, o controlo de pragas e a regulação do ar e da água.
Não é necessário ser apicultor para proteger as abelhas e outros polinizadores. Todos podemos contribuir com algumas medidas simples, como por exemplo: optar por escolhas alimentares orgânicas e sustentáveis; plantar flores atrativas para as abelhas; plantar sebes; evitar a utilização de produtos químicos e pesticidas nocivos; criar espaços para a criação de abelhas ou manter os locais de nidificação para as abelhas que nidificam no solo.
Se as abelhas e outros polinizadores não existissem, não teríamos alguns alimentos…veja no vídeo
«Inspiremo-nos na natureza para nos nutrir a todos» – porque proteger os polinizadores é proteger o nosso futuro!
Veja aqui o Vídeo da FAO

O artigo foi publicado originalmente em DGAV.