A The Navigator Company anunciou hoje a aprovação do investimento de 30 milhões de euros para reconversão da sua máquina PM3 (Paper Machine nº3), reforçando a sua posição no mercado europeu de papéis de embalagens flexíveis.
A máquina PM3 localiza-se no complexo industrial integrado de Pasta, Papel e Packaging de Setúbal, refere a empresa em comunicado.
A Navigator explica que a reconversão vai permitir a produção de papéis numa gama de gramagens compreendida entre 30 e 90 gramas por metro quadrado, respondendo à necessidade de encontrar soluções sustentáveis
A nova operação tem início previsto para o terceiro trimestre de 2026, com uma capacidade de produção anual de 100 mil toneladas e mantendo a flexibilidade operacional de produção de papéis de impressão e escrita.
A Navigator informa que, sob a marca gKRAFT, tem vindo a consolidar a sua posição como fornecedor global de embalagens que substituam as de plástico de origem fóssil por alternativas sustentáveis, desenvolvidas a partir de matéria-prima proveniente de “florestas plantadas e geridas de forma responsável”.
De acordo com a informação divulgada, a reconversão da PM3 vai permitir à empresa uma transição “fluida” entre a produção de papéis de impressão e escrita e de papéis de embalagem.
A nova máquina vai tornar-se numa das “maiores e mais competitivas máquinas da Europa” para a produção de papéis de embalagens de baixa gramagem, posicionando a empresa na quarta maior produtora neste mercado, pode ler-se no comunicado.
A PM3 é uma máquina Valmet, com uma largura de folha de 4,55 metros e uma velocidade de 1.160 metros por minuto, tendo sido instalada em 1990 e sido alvo de sucessivas modernizações em 1997, 2003, 2007 e 2018.