A Associação Agrícola de São Miguel informa que, em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o Governo dos Açores, e diversas entidades públicas, privadas e cooperativas, irá promover o Dia Nacional da Agricultura no próximo dia 14 de maio, entre as 09h00 e as 15h00, no Mercado Agrícola de Santana, inserido no recinto da feira. Pelas 11h30, terão lugar entrevistas à Comunicação Social, seguindo-se o almoço e o convívio com as crianças.
Esta iniciativa contará com a participação de cerca de 3.000 crianças, oriundas de escolas de vários concelhos da ilha de São Miguel.
O evento tem como principal objetivo sensibilizar os alunos do 1.º ao 6.º ano de escolaridade para a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável, reforçando a ligação entre os mais jovens e o setor agrícola.
Para isso, será disponibilizado um conjunto diversificado de atividades, que permitirá às crianças explorar diferentes vertentes da agricultura e do meio ambiente. Entre elas, destaca-se a oportunidade de contato direto com a terra, onde poderão participar em atividades práticas de plantação, bem como interagir com diversos animais, com destaque para a experiência de ordenhar uma vaca leiteira.
Estarão em exposição animais de várias espécies – bovinos, aves, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, coelhos, patos e abelhas – e culturas hortícolas e frutícolas em diferentes fases do seu ciclo de desenvolvimento. Haverá também mostras dedicadas às áreas da floricultura, cereais, floresta e maquinaria agrícola.
As indústrias de lacticínios marcarão presença, contribuindo para uma compreensão mais prática do ciclo do leite, produto essencial na economia regional.
O evento contará ainda com um espaço de animação, com jogos tradicionais e temáticos sobre agricultura.
Por fim, a quinta didática criada para este dia permitirá às crianças conhecer de forma lúdica e educativa a cadeia alimentar, desde o produtor até ao consumidor, com especial enfoque nos produtos dos Açores. Um dia que promete semear curiosidade e colher consciência!
Fonte: Associação Agrícola de São Miguel