Vinhos Verdes e Távora-Varosa em destaque no oitavo Fórum Regional de Enoturismo APENO – Ageas Seguros
A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais nacionais (CVR), continuam a sua caminhada em prol do Enoturismo, abrindo as portas ao debate dos problemas e soluções existentes num setor que cresce de ano para ano a nível nacional. Para tal, tem organizado desde o ano passado Fóruns Regionais de Enoturismo que têm viajado por vários pontos do país. Depois dos sete primeiros e bem sucedidos fóruns que decorreram nas regiões de Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Dão e Bairrada, Junho é o mês de acolher o Fórum Regional de Enoturismo da Região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa. É já no próximo dia 20, na sede da CVR dos Vinhos Verdes, no Porto.
Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal. Por isso, a missão é abrir cada vez mais portas a ciclos de debates, em que se discutem os pontos fortes e fracos do enoturismo nacional, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor já de si em franca expansão, mas com muito mais ainda para dar em território português.
Como primeira associação nacional dedicada em exclusivo ao setor, a APENO achou fundamental passar ‘in loco’ e dar atenção a todas as regiões nacionais para promover estas sessões abertas ao público em geral e encontrar, em conjunto, novas abordagens para se fazer melhor Enoturismo.
«É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor de Enoturismo, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das Empresas de uma forma relevante, próxima e emocional», reforça Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal
Objetivo: criar bases sólidas para o Enoturismo
«A APENO nasceu há apenas dois anos mas já reúne entre os seus associados os melhores players do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial», afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.
«Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os problemas existentes no Enoturismo, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Temáticas discutidas com as Entidades Regionais de Turismo, as Comissões Vitivinicolas Nacionais, que trabalham em conjunto o enoturismo, mas também os agentes económicos. Tem sido uma experiência muito benéfica para a evolução do Enoturismo Nacional», afirma Maria João de Almeida.
O oitavo destes Fóruns Regionais será dedicado às regiões de região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa, no próximo dia 20 de junho, pelas 14h30, na CVR dos Vinhos Verdes, no Porto (Rua da Restauração, 318).
«Agradeço à APENO o convite em participarmos neste Fórum Regional, já que além de permitir uma partilha de conhecimentos, contribui para encontrar as melhores soluções para uma região onde o enoturismo está em expansão. Távora Varosa é uma região ainda pouco conhecida, mas reconhecida pela produção de espumantes de grande qualidade. Há uma tendência crescente na procura destes produtos, o que é reforçado pelo aumento de turistas que visitam e permanecem na região, e reforçando também a necessidade de ter recursos humanos especializados para o desenvolvimento do enoturismo. Estes são fatores que induzem a um aumento da procura direta, mas também indireta, pelo efeito da reputação coletiva e da transmissão pessoal da mensagem. Salienta-se que a região é um território ecologicamente conservado e dotado de um riquíssimo património paisagístico, arquitetónico, cultural e gastronómico», afirma José Pereira, Presidente da CVR de Távora-Varosa.
Já para Dora Simões, Presidente da CVR dos Vinhos Verdes, revela que «estes fóruns são sempre uma excelente oportunidade para o setor identificar desafios e oportunidades de melhoria. Este diálogo regional permite perceber onde já chegámos, de que fatores de diferenciação dispomos e, sobretudo, como nos articulamos com as restantes Regiões Demarcadas para criar uma oferta global única como é o enoturismo em Portugal».
A sessão de trabalho onde se irá debater o Enoturismo da região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa, terá o seguinte programa:
- 14h30 – Abertura de portas e receção dos convidados.
- 15h00 – Apresentação da Associação Portuguesa de Enoturismo APENO (missão, vantagens e atividades) – Membros da Direção da APENO
- 15h45 – Sessão de sensibilização: Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo – Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.
- 16h30 – Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO (um projeto já em desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional) – Adelino Abrantes – Consultor Comercial e Editorial da APENO.
- 17h00 – Debate: Reflexões de Enoturismo: «As necessidades do setor – uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região dos Vinhos Verdes e de Távora-Varosa».
Oradores:
Ana Ribeiro – Administradora da Casa de Santo António de Britiande;
Dora Simões – Presidente da CVR dos Vinhos Verdes;
Joana Figueiredo – Gestora de Enoturismo da Quinta da Aveleda;
José Pereira – Presidente da CVR de Távora-Varosa;
Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Todos estes momentos terão espaço para perguntas e respostas dos convidados presentes, com a moderação de Maria João de Almeida, Presidente da APENO.
→ Inscrições ←
Data: Terça-feira, dia 21 de junho de 2023
Local: Porto