3 em cada 5 consumidores consideram que a sua saúde e bem-estar estão relacionados com questões ambientais

3 em cada 5 consumidores consideram que a sua saúde e bem-estar estão relacionados com questões ambientais

Estudo da Tetra Pak revela nova tendência de consumo e estreia modelo de segmentação para a Indústria Alimentar e de Bebidas.
Seis novos perfis de consumidores são identificados no Index 2019, a par com as motivações, comportamentos e estratégias de mercado mais adequadas a cada perfil definido.

A Tetra Pak anuncia hoje as conclusões do estudo global realizado em parceria com a Ipsos sobre duas das maiores exigências atuais dos consumidores: ambiente e saúde. Duas áreas historicamente comunicadas em separado, convergem agora de forma crescente e criam oportunidades únicas para a Indústria Alimentar e de Bebidas nas estratégias de comercialização de produtos para os próximos 12 meses.

Com dois terços dos consumidores a acreditarem que estamos a atingir um ponto ambiental crítico e de rutura, o sentimento de consciência e de responsabilidade pelo mundo ao seu redor em prol da própria saúde tem aumentado significativamente. O facto de os problemas ambientais estarem cada vez mais evidentes no quotidiano justifica o aumento proporcional da preocupação do impacto que os mesmos poderão ter na saúde dos consumidores.

Com efeito, perto de 60% dos consumidores revelaram acreditar que a sua saúde e bem-estar são fortemente afetados por problemas ambientais. Enquanto uma das únicas indústrias capazes de criar uma ligação pessoal entre o ambiente e a população ao abordar o tema saúde, a Indústria Alimentar e das Bebidas encontra agora uma oportunidade única de se assumir como o motor de mudança na forma como comunica com os consumidores sobre estes temas, dando resposta à pressão e necessidade crescente demonstradas. O processo de decisão de compra de embalagens é feito de forma cada vez mais informada e os consumidores procuram informação ambiental nas embalagens, preferindo produtos com melhor perfil ambiental, em detrimento de outras variáveis como o preço.

Para apoiar as marcas que decidam abraçar o desafio, o estudo Tetra Pak Index 2019 revela quais os seis novos segmentos de consumidores atuais e identifica o perfil e os comportamentos associados a cada um. Cada nicho evidencia oportunidades claras quanto aos produtos e às mensagens mais adequadas a implementar pelas marcas que tirem partido da convergência e ligação comprovada entre os temas.

Entre os destaques deste Tetra Pak Index 2019, é possível descobrir mais sobre:

  • Os novos seis segmentos de consumidores existentes, os comportamentos e motivações de cada perfil;
  • O aumento da responsabilização pessoal sobre o ambiente e a ligação das questões ambientais à própria saúde;
  • Conselhos e dicas úteis para as marcas sobre como criar estratégicas de mercado adequadas a cada perfil.

“A Indústria Alimentar e de Bebidas é talvez a primeira em que se torna agora possível reconhecer esta tendência de convergência entre a saúde e o ambiente” afirma Gisele Gurgel, Director Business Insights and Analytics de Tetra Pak, “Esta tendência representa uma nova oportunidade para as marcas conseguirem criar uma ligação de valor acrescentado, poderosa e pessoal com os seus consumidores, ao relacionarem e comunicarem estes dois tópicos”.

Atualmente na 12ª edição, o Tetra Pak Index é um estudo anual que oferece dados e perspetivas sobre as tendências e as oportunidades globais que permitem à Indústria Alimentar e de Bebidas antever e consolidar estratégias futuras para produtos e mercados.

Este ano, o estudo global foi realizado em parceria com a Ipsos e investigou a convergência entre a saúde e o ambiente, tendo sido desenvolvido um modelo de segmentação baseado em preferências, atitudes e comportamentos dos consumidores revelados ao longo do estudo.

→ Estudo Tetra Pak←

Comente este artigo
Anterior Projecto europeu DIVA tem 1,38M€ para apoiar PME nas áreas do agroalimentar, floresta e ambiente
Próximo Bairrada: Luís Pato está no ‘TOP 100 Wineries of 2019’ da Wine & Spirits

Artigos relacionados

Comunicados

Veracruz investe €50 milhões em amendoal na beira baixa.

O grupo luso-brasileiro está a instalar-se em 2 mil hectares no Fundão e em Idanha-a-Nova. Objetivo é chegar aos 5 mil hectares de amendoeiras e exportar 70% da produção. […]

Comunicados

Grupos Lusiaves e Crédito agrícola criam programa de apoio a produtores de milho

O Grupo Lusiaves e o Grupo Crédito Agrícola formalizaram, hoje, dia 9 de agosto, um acordo de parceria destinado a apoiar os produtores de milho nacionais. […]

Comunicados

BREXIT: ONLY GOOD NEWS?

The good news is that an agreement was found on the Brexit transition period, lasting through end 2020. Till then the UK will be part of the EU Customs Union and Single Market, […]