O encontro de Capacitação da Estrutura de Gestão de Fogos Rurais, “PROTEGER É A NOSSA NATUREZA”, reuniu mais de 1200 profissionais da gestão do fogo rural, esta segunda-feira, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém.
Promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, esta ação de formação abrangeu todos os profissionais das equipas de Sapadores Florestais, da Força de Sapadores Bombeiros Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais, de Vigilantes da Natureza, técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais e Intermunicipais, Peritos e coordenadores de subnúcleo regional, bem como os técnicos superiores de gestão do Fogo Rural e a estrutura dirigente no ICNF.
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, salientou o “imprescindível papel dos sapadores florestais no sistema de gestão integrada de fogos rurais” e “a determinação do Governo em prosseguir o investimento realizado desde 2015, acima dos 100 milhões de euros, incluindo os cerca de oito milhões já pagos em 2023”.
O Presidente Conselho Diretivo do ICNF, Nuno Banza, lembrou que “o importante contributo individual de cada um pode por vezes até parecer pequeno quando visto isoladamente, mas a soma dos milhares de contributos individuais, nos diferentes papéis que cada um desempenha, são a força que faz a diferença e que protege o território”.
Agradeceu, ainda, aos profissionais reunidos em Santarém, em nome de todos os portugueses e das gerações futuras, “o empenho e dedicação na difícil tarefa de preparar o território e proteger o país de incêndios rurais graves”.
A Gestão do Fogo Rural é um dos eixos estruturantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, coordenado pelo ICNF, e que conta com cerca de 3 mil profissionais diariamente dedicados, de Norte a Sul do País, à proteção da floresta e dos valores ambientais.
Tendo como objetivo dar a conhecer o papel do ICNF no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, foram abordadas três dimensões de âmbito nacional, sobre o funcionamento do Sistema, com foco no eixo da gestão do fogo rural.
Nuno Sequeira, Vogal responsável pela Gestão de Fogos Rurais no Conselho Diretivo do ICNF falou sobre o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. Paulo Salsa, Vice-Presidente do ICNF, apresentou o Programa de Sapadores Florestais, e Sandra Sarmento, Vogal do Conselho Diretivo do ICNF, apresentou o projeto de implementação de uma Rede primária de faixas de gestão de combustíveis.
A sessão de abertura contou o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, e com as boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.
A encerrar o encontro, foram entregues 23 novas viaturas às equipas de sapadores florestais, de 20 entidades, no âmbito do reequipamento do programa de sapadores florestais, financiado pelo PRR, o Programa de Recuperação e Resiliência.
Artigo publicado originalmente em ICNF.