Workshop de Engenharia Natural

Workshop de Engenharia Natural

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal (AEEF) vai realizar um Workshop de Engenharia Natural, no dia 23 de março na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Esta iniciativa pretende expor ao público a problemática da erosão do solo, sendo uma das consequências da grande destruição causada pela atividade humana. Como se apresenta como um tema bastante interessante na área da floresta, será desenvolvido um dia dedicado à aplicação de técnicas de Engenharia Natural para a recuperação de uma área degradada, no Campus da UTAD. Poder-se-á contar com a presença de Aldo Freitas, da empresa EcoSalix, especializada em ações deste género.

A Engenharia Natural pode definir-se como um conjunto de técnicas que permitem, de uma forma pouco invasiva, recuperar áreas degradadas, onde a erosão do solo é significativa. Obras perto de rios ou a construção de estradas são alguns exemplos da atividade humana que danifica o equilíbrio da natureza, e levam à erosão do solo.

O dia será dividido em duas partes, uma teórica e uma prática. Durante a manhã, será lecionada uma palestra, no polo II da ECT, sala F2.1 dirigida por Aldo Freitas, onde serão abordadas as temáticas da erosão do solo, e técnicas de estabilização do mesmo. À tarde, será realizada uma intervenção prática numa zona do Campus da UTAD, onde a construção de uma rotunda criou uma zona de instabilidade do solo.

A atividade contará com a participação direta do público. A estrutura resultante da atividade ficará como exposição de uma técnica de estabilização do solo, que depois será utilizada nas aulas de variados cursos da UTAD.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Novo concurso do Portugal 2020 na área da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico com parcerias internacionais
Próximo Primeiro-ministro ambiciona uma floresta que seja “um factor de riqueza colectiva”

Artigos relacionados

Últimas

AgroVida setembro

→ Suplemento AgroVida de setembro de 2020 ← […]

Últimas

Regantes alertam para as consequências da seca na economia rural

A FENAREG alerta que este ano haverá fortes restrições em quase todas as obras de rega, a maioria não terá água. […]

Sugeridas

Nova machadada no Ministério da Agricultura? Governo não pode desmantelar a DGAV

A CNA considera desastrosa a possibilidade de mais um “desmantelamento” no âmbito do Ministério da Agricultura. […]