O CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, em parceria com o Centro de Competências de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, convida a todos os interessados a participar no Webinar, “A Esteva: da Gestão à Valorização”, que terá lugar no dia 10 de novembro de 2023, pelas 14h30, via Zoom. A Esteva é um recurso endógeno bastante abundante na região Mediterrânica, incluindo o Alentejo, mas atualmente problemático. Esta sessão pretende promover a discussão em torno da gestão do esteval, e da valorização dos seus produtos.
O objetivo deste webinar passa por trazer à discussão o modo como se pode gerir um recurso natural atualmente problemático pela sua capacidade de alimentar e potenciar a ocorrência de fogos florestais, com todos os impactos sociais e ambientais negativos que daí podem advir.
Nesta sessão, o foco irá estar no aproveitamento e valorização dos produtos do esteval como o aspeto chave para a sua gestão.
Num primeiro momento, vai ser discutido o potencial de uma cadeia de valor do esteval, com uma visão geral desde a gestão e exploração do recurso até ao potencial dos produtos da esteva como a resina lábdano e as sementes de esteva.
Num segundo momento, o tema é a inclusão da esteva e dos seus taninos condensados na dieta de ruminantes. Os taninos condensados são substâncias responsáveis pelo sabor amargo de alguns alimentos, mas contêm componentes que promovem efeitos saudáveis. Eles permitem um crescimento mais eficaz dos ruminantes e uma produção pecuária mais eficiente, ao aprimorar a qualidade da produção dos seus derivados (carne,
leite e queijo), enquanto contribuem para a redução das emissões de metano e de gases de efeito de estufa.
Ao encerrar o programa do webinar, serão abordados os resíduos de esteva provenientes das destilarias, adequados para serem valorizados no âmbito de uma biorrefinaria, um conceito que reúne processos que maximizam o aproveitamento e a valorização de subprodutos. Os seus extrativos contêm propriedades bioativas diversas, nomeadamente antioxidantes, antimicrobianas e antitumorais, com potencial para formular produtos com diferentes aplicações nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar.
A Esteva é um recurso natural e endógeno de potencial valor económico para os territórios desertificados, se bem gerido. A gestão pelo aproveitamento pode contribuir para a redução dos impactos ambientais negativos e aumentar os impactos ambientais positivos que ao somar à geração de valor permitirá impulsionar um desenvolvimento sustentável.
A participação no evento é gratuita e destinada a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. A sessão requer registo prévio obrigatório através do link https://bit.ly/472etBo ou QRCode no programa.
Esta ação é realizada no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL e cofinanciado pelo Alentejo 2020.