Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

    Dissolução do conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    10.ª Edição AGROGLOBAL: Programa completo – Atualização a 11 de setembro

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    Exportações do setor florestal atingiram 6,4 mil milhões de euros em 2024. Segmento da madeira teve saldo negativo

    Prémios MED 2025 | Prémio Mário Carvalho

    As árvores de fruto que deve mesmo podar em setembro

    Fogos? “Reequilibrar um país desequilibrado leva tempo”

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    11/09/2025

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    11/09/2025

    Exportações do setor florestal atingiram 6,4 mil milhões de euros em 2024. Segmento da madeira teve saldo negativo

    10/09/2025

    Fenadegas critica exclusividade dos apoios ao Douro e exige igualdade

    10/09/2025

    Parlamento adota posição sobre o futuro da política agrícola da UE

    10/09/2025

    LIDL injeta €1.450 milhões para a economia nacional através de exportações na última década

    10/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

    Dissolução do conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    10.ª Edição AGROGLOBAL: Programa completo – Atualização a 11 de setembro

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    Exportações do setor florestal atingiram 6,4 mil milhões de euros em 2024. Segmento da madeira teve saldo negativo

    Prémios MED 2025 | Prémio Mário Carvalho

    As árvores de fruto que deve mesmo podar em setembro

    Fogos? “Reequilibrar um país desequilibrado leva tempo”

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    11/09/2025

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    11/09/2025

    Exportações do setor florestal atingiram 6,4 mil milhões de euros em 2024. Segmento da madeira teve saldo negativo

    10/09/2025

    Fenadegas critica exclusividade dos apoios ao Douro e exige igualdade

    10/09/2025

    Parlamento adota posição sobre o futuro da política agrícola da UE

    10/09/2025

    LIDL injeta €1.450 milhões para a economia nacional através de exportações na última década

    10/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Volume dos carrinhos de compras aumenta no segundo trimestre do ano

por Agroportal
14-08-2023 | 10:36
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Poupança conseguida com o IVA Zero impulsiona compras em categorias fora do cabaz de produtos essenciais.

Medida, em algumas categorias, ajuda a impulsionar as marcas de fabricante.

68% dos gastos dos portugueses com alimentação e bebidas são para consumo dentro de casa.

O IVA Zero pode estar a ajudar a reverter a tendência de ir mais vezes às compras, comprando menos de cada vez. No segundo trimestre de 2023, em relação ao trimestre anterior, o volume por ato de compra dos portugueses cresceu 4,1%, e a frequência de ida aos supermercados diminuiu 1,4%. Os dados são do estudo Shopper Insights T2 2023, realizado pela Kantar e analisado por esta consultora de mercado e pela Centromarca ‑ Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

O estudo indica também que, ao poupar no cabaz de produtos essenciais abrangido pelo IVA Zero, os consumidores tiveram disponibilidade para comprar mais produtos não abrangidos pela medida. Nestes, o volume por ato de compra teve um aumento de 6% e o gasto por cada compra cresceu 3%. As categorias que mais cresceram foram as dos produtos de limpeza para a casa, as cervejas, o marisco e a pastelaria. Já no cabaz do IVA Zero, o volume de cada ato de compra aumentou apenas 1%.

A medida terá também dado um impulso às marcas de fabricante (MDF), que, dentro do cabaz do IVA Zero, registaram um aumento de quota de marcado de 2,5 pontos percentuais em relação às marcas de distribuidor (MDD). Categorias como o leite UHT e bebidas vegetais, o arroz, o óleo ou o atum em lata foram aquelas em que as MDF mais beneficiaram. A redução do gap de preço levou alguns consumidores a regressarem às marcas da sua preferência quando, nos últimos períodos, tinham optado por escolher as MDD.

“Os dados provam que, quando o preço deixa de ser um fator tão relevante, os portugueses não hesitam e optam pelas marcas de que mais gostam”, diz Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. “Para estas marcas, é cada vez mais importante apostarem na sua força e reconhecimento, para serem top of mind neste momento de escolha. E aqui entram os fatores que os consumidores em Portugal já reconhecem como muito positivos nas marcas de fabricante: a capacidade de desenvolverem produtos inovadores, de se renovarem, de personalizarem a sua oferta e irem ao encontro dos vários nichos do mercado”.

Para Marta Santos, Clients and Analytics Director da Kantar, “o ponto de venda é, hoje, um local onde as marcas devem apostar em marketing ativo. Os compradores têm cada vez mais pontos de contacto nas lojas. As marcas de fabricante têm a ganhar se aumentarem as suas exposições secundárias em loja, nomeadamente duplicando com outras categorias ou fazendo ações nos pontos de venda, e se trabalharem as suas embalagens de forma a tornarem-nas mais atrativas e cativantes aos olhos dos compradores”.

Os dados da Kantar destacam ainda um aumento no consumo em Portugal, quer dentro quer fora de casa. Do total de gastos dos portugueses com alimentação e bebidas, 68% foi para consumo in home. Para comerem fora, os consumidores apostam agora em ocasiões de consumo menos dispendiosas, como pequenos-almoços, almoços e lanches e não tanto, por exemplo, em jantares. 58% dos inquiridos admitem ter alterado os seus hábitos de consumo tendo em conta o contexto de inflação e o aumento geral dos preços.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Exportações de frutas, legumes e flores crescem mais de 8% em valor no primeiro semestre

Próxima Publicação

Aumenta compra de produtos que não estão abrangidos pelo IVA Zero

Artigos Relacionados

Últimas

Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

11/09/2025
Últimas

Dissolução do conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.

11/09/2025
Nacional

Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

11/09/2025
Próxima Publicação

Aumenta compra de produtos que não estão abrangidos pelo IVA Zero

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

11/09/2025

Dissolução do conselho diretivo do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.

11/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.