A ViniPortugal volta a participar no maior evento de vinhos portugueses realizado no mercado brasileiro: a 12ª edição dos Vinhos de Portugal no Brasil, organizado em parceria com os jornais Público, O Globo e Valor Econômico. O evento contará com a participação de 80 produtores portugueses, que irão apresentar os seus vinhos a milhares de consumidores e profissionais do sector.
A iniciativa regressa ao Rio de Janeiro, nos dias 6, 7 e 8 de Junho, no emblemático Jockey Club Brasileiro e a São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de Junho, no icónico Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Este evento reforça a estratégia de consolidação da marca “Vinhos de Portugal” junto do público brasileiro, numa iniciativa que já levou mais de 100 mil consumidores a conhecer e provar vinhos portugueses ao longo das últimas edições.
Ao longo de três dias em cada cidade, o público poderá conhecer dezenas de produtores e provar os seus vinhos em ambiente informal, com acesso a actividades exclusivas, como provas comentadas, sessões de “tomar um copo” com especialistas, harmonizações gastronómicas, um espaço dedicado a explorar o Enoturismo, loja de vinhos com zona de convívio e, ainda, uma prova profissional, reservada ao primeiro slot do primeiro dia, com acesso exclusivo ao público trade.
Sobre a presença neste evento, Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal afirma: “A participação na 12ª edição do Vinhos de Portugal no Brasil representa um momento estratégico para os produtores portugueses. Trata-se de uma iniciativa única para mostrar ao mercado brasileiro a excelência, autenticidade e versatilidade dos nossos vinhos. A parceria com jornais de referência como o Público, O Globo e Valor Econômico, permite-nos ter um alcance ainda mais alargado, aproximando consumidores e profissionais e fortalecendo o posicionamento de Portugal como um dos grandes players no cenário internacional do vinho.”
A edição de 2024 contou com mais de 16 mil visitantes, 32 provas especiais, 40 talk shows e uma cobertura mediática que impactou mais de 139 milhões de pessoas entre imprensa, digital e redes sociais.
A participação neste evento está inserida no plano de promoção da ViniPortugal e tem como principal objectivo a criação de novas oportunidades de negócio no mercado brasileiro, um dos principais mercados fora da Europa para a exportação nacional. A Associação Interprofissional do Vinho pretende continuar a desenvolver o seu trabalho de promoção dos vinhos portugueses e de Portugal, enquanto um “hot spot” do mundo internacional do vinho.
Em 2024, Portugal exportou 28,6 milhões de litros de vinho para o Brasil, num valor total de 85,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,6% em volume e de 7,6% em valor face a 2023. Este desempenho consolida o Brasil como o principal mercado de exportação fora da União Europeia e o terceiro em valor global, reforçando a importância estratégica desta relação para a afirmação internacional dos vinhos portugueses.
Fonte: ViniPortugal