A ação de promoção dos vinhos portugueses organizada pela CAP arranca em Hong Kong e passará nos próximos dias pela Tailândia, Malásia e Singapura.
Depois dos Estados Unidos, a Ásia. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) inaugura esta quarta-feira a primeira ação do Tour de promoção internacional na Ásia, que tem como ponto de partida a feira ProWine Hong Kong – e que passará, ao longo dos próximos dias, também pela Tailândia, Malásia e Singapura.
Em Hong Kong, a comitiva da CAP é constituída por 7 produtores de vinhos, que estão otimistas com as expectativas de negócio nas geografias asiáticas, com vários mercados de grande potencial.
Luís Mira, Secretário Geral da CAP, refere: “Ao longo dos últimos anos, a CAP tem priorizado as iniciativas de promoção internacional no continente asiático pelas oportunidades que apresentam: são muitos milhões de consumidores, com um poder de compra crescente, que procuram experiências de consumo de qualidade. O setor vitivinícola português, numa lógica de conquista de novos mercados, não pode estar distante destas geografias. Esta nova ronda de promoção internacional dos vinhos portugueses na Ásia permite aprofundar relações e identificar novas oportunidades de negócio.”
Até dia 16 de maio, reúnem-se na ProWine Hong Kong profissionais do setor de todo o mundo, incluindo expositores, visitantes comerciais e parceiros de todo o mundo, para discutir as tendências futuras do mercado global de vinhos e destilados, além de compartilhar oportunidades e desafios no mercado. As empresas participantes na ProWine Hong Kong são: Adega Mayor, Barcos Wines, Casa José Pedro, Casa Santos Lima, João Portugal Ramos, Luís Pato e Real Cave do Cedro.
Este périplo asiático segue-se à iniciativa promocional que, nos passados dias 7 e 8 de maio, levou mais de uma dezena de produtores nacionais à Vinexpo America, em Miami – foi a primeira vez que a CAP esteve presente nos Estados Unidos com uma ação desta natureza. Já prevista e agendada antes do anúncio, por Donald Trump, de aplicação de tarifas pelos Estados Unidos, foi uma oportunidade para as empresas participantes auscultarem o mercado e, no final, apesar da conjuntura, fazerem um balanço positivo: ainda que o futuro próximo possa ser imprevisível, os consumidores norte-americanos continuam ávidos de vinhos portugueses e os Estados Unidos têm o potencial de crescer ainda mais como principal destino de exportação do setor.
Fonte: CAP