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– 28-05-2008 |
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Vinhos: Adega Cooperativa de Borba aposta no segmento de gama alta em MacauA Adega Cooperativa de Borba quer manter a sua quota de mercado de cerca de 150 mil garrafas em Macau e refor�ar a venda de vinhos da gama alta, disse � agência Lusa o director geral da cooperativa. "Queremos, pelo menos, manter o volume de vendas nas 150 mil garrafas, mas como a quota dos vinhos da gama alta representa apenas 20 por cento temos como objectivo aumentar para 25 a 30 por cento", explicou Francisco Henriques. O respons�vel da Adega esteve cerca de uma semana em Macau para uma ac��o de promo��o no territ�rio e em Hong Kong, numa missão de contacto directo com os operadores tur�sticos e que terminou com um jantar onde juntou os vinhos da Adega e a gastronomia alentejana. Francisco Henriques admitiu que os vinhos portugueses enfrentam no mercado de Macau uma forte concorr�ncia dos vinhos do novo mundo, sobretudo Austr�lia e Estados Unidos, fruto da maior apet�ncia para esses vinhos por parte de quem tem poder de escolha nos novos empreendimentos tur�sticos do territ�rio. "Nas novas unidades um gestor australiano ou americano tem sempre alguma inclina��o para escolher os seus vinhos e n�s temos de apresentar o nosso produto que, na rela��o qualidade pre�o � bastante competitivo, tendo por isso mais espaço para se afirmar", disse Francisco Henriques. além dos grandes empreendimentos, Francisco Henriques defende uma campanha de aproxima��o "a todo o sector da restaura��o" numa ac��o que "tem vindo a ser intensificada e melhorada gradualmente". "Queremos ir ao encontro das pessoas, mostrar o nosso produto e acompanhar o mercado onde o sucesso obriga a desloca��es constantes, cerca de dois em dois meses", explicou. Portugal continua a ser o principal exportador de vinhos para Macau, tendo vendido em 2007 um total de 794.041 litros, correspondentes a uma quota de mercado de 42,13 por cento. Estes n�meros representam uma quebra de 30,53 por cento face aos 1.233.157 litros vendidos em 2006 a que correspondia uma quota de 62,39 por cento. As vendas de vinho portugu�s para Hong Kong aumentaram 33,70 por cento em 2007, para os 95.072 litros, correspondentes a uma quota de mercado de 0,4 por cento.
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