A DGAV informa que foi publicado o Relatório de Vendas de Produtos Fitofarmacêuticos no território nacional respeitantes ao ano de 2022. De acordo com o mesmo, a 31 de dezembro de 2022, estavam titulados com autorização de venda em Portugal 1699 produtos fitofarmacêuticos (excluindo os que se encontravam em esgotamento de existências) com base em 317 substâncias ativas.
A venda de produtos fitofarmacêuticos em 2022 continuou tendencialmente decrescente desde 2019 após um breve aumento, naquele ano, motivado pelo ano climático mais favorável ao desenvolvimento de doenças controladas por fungicidas como o Enxofre.
O quantitativo de vendas de produtos fitofarmacêuticos ocorrido durante o ano de 2022 foi de 9 057 414 kg, expressos em substância ativa (s.a.), o que se traduz num decréscimo de cerca de 5,7 % relativamente ao ano de 2021. No seu conjunto, fungicidas, herbicidas e inseticidas totalizaram cerca de 94% do total de produtos fitofarmacêuticos vendidos. Os outros produtos fitofarmacêuticos, representaram os restantes 6 pontos percentuais. Os fungicidas continuaram a representar a maior fatia, com 65% do total das vendas, seguidos dos herbicidas, com 25% e os inseticidas/acaricidas com apenas 7% do total de produtos fitofarmacêuticos comercializados no território.
→ Aceda aqui ao Relatório de Vendas 2022 ←
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.