Vasco Cordeiro: Região tem sido “bastante eficiente” na utilização de fundos para reforçar a competitividade da agricultura dos Açores

Vasco Cordeiro: Região tem sido “bastante eficiente” na utilização de fundos para reforçar a competitividade da agricultura dos Açores

O presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou hoje, 14 de Julho, a obra de beneficiação do caminho florestal do Pico Gaspar, na Ilha Terceira, onde destacou a eficiência na utilização dos recursos comunitários que tem permitido reforçar a competitividade da agricultura açoriana.

“A Região tem sido bastante eficiente na utilização dos recursos comunitários que têm sido colocados à sua disposição. O ProRural+ tem já uma taxa de execução de 72% e de compromisso superior a 90%, para investimentos em infraestruturas agrícolas”, afirmou Vasco Cordeiro no segundo dia da visita do Governo à Terceira.

Segundo disse, esta tem sido uma “nota característica” quanto à vontade do Executivo de utilizar cabalmente todos os recursos colocados à disposição neste período de programação de fundos comunitários, não apenas no ProRural, mas também no Programa Operacional Regional.

Modernização das infraestruturas agrícolas

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou que o caminho hoje inaugurado, à semelhança de outros investimentos por toda a Região, insere-se num esforço de investimento que tem sido desenvolvido, o qual vai permitir que, nesta legislatura, sejam investidos mais de 26 milhões de euros na modernização das infraestruturas agrícolas nos Açores, um montante que representa mais 14 milhões de euros do que o realizado no anterior mandato.

“Este montante acaba por ter uma grande relevância prática para o exercício da actividade agrícola e para a competitividade do sector”, sublinhou o presidente do Governo, ao defender que este tipo de investimento “tem de ter um efeito reprodutivo mais vasto do que apenas facilitar a circulação”.

“Este tipo de investimentos tem de conjugar-se e convergir para fomentar o rendimento dos nossos agricultores, o que acontece com os investimentos por todo o sector agrícola e por toda a Região”, afirmou o Presidente do Governo.

A obra de beneficiação do caminho florestal do Pico Gaspar representou um investimento de quase 350 mil euros e que consistiu na repavimentação em betão betuminoso, numa extensão de 3.500 metros.

Na prática, este investimento beneficia directamente mais de duas dezenas de explorações agrícolas, abrangendo uma área com cerca de 100 hectares.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior 750 mil euros para projetos de conservação: candidaturas até 27 de julho
Próximo Sector Vitivinícola em Debate: análise e perspectivas das Medidas de Apoio COVID-19 - 17 de julho

Artigos relacionados

Dossiers

Previsão período alargado – 15 fev. a 14 mar. 2021

Precipitação total com valores abaixo do normal e temperatura média semanal com valores acima do normal […]

Últimas

Sogrape, Oliveira da Serra e Licor Beirão juntam-se ao projeto Eu Apoio a Produção Nacional

São já perto de 50 as marcas portuguesas que integram a plataforma Eu Apoio a Produção Nacional e que estão a doar 10% das suas vendas aos Hospitais Públicos Santa Maria (Lisboa) e São João (Porto). […]

Nacional

Condições meteorológicas promovem aumento da produtividade nos cereais de Inverno

O aumento das temperaturas e dos teores de humidade do solo contribuíram positivamente para o desenvolvimento vegetativo dos cereais […]