Valença dá um passo significativo para o desenvolvimento da sua agricultura com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+, que teve lugar em 15 de novembro, no edifício do Mercado Municipal.
Este evento simboliza o início de uma nova etapa para o setor agrícola local, reunindo os órgãos sociais da associação, associados, e diversas entidades locais, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, a Vice-Presidente Ana Paula Xavier e o Vereador Oscar Silva.
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou a relevância desta nova entidade para o futuro do setor agrícola no concelho: “A Valença Regenera+ é um marco essencial no relançamento da agricultura no nosso território. Trata-se de uma plataforma que visa integrar e capacitar os agricultores, abrindo novas perspectivas e oportunidades para um setor com imenso potencial para o desenvolvimento de Valença.”
Por sua vez, o Presidente da Associação Valença Regenera+, Ladislau Silva, sublinhou que “ainda é possível impulsionar a agricultura valenciana, aproveitando as suas diversas potencialidades e atraindo mais jovens para este setor vital para a nossa região.”
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara agraciou o jovem Duarte Sanches com a Menção Honrosa de Mais Jovem Agricultor de Valença, e a Associação Valença Regenera+ atribuiu-lhe o título simbólico de Sócio Número Um, reconhecimentos pelo seu papel de esperança na revitalização do setor agrícola local.
A criação da Valença Regenera+ é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Agrário de Valença, nascido da colaboração entre empresários de diversas áreas agrícolas, unidos pela ambição de revitalizar e inovar a agricultura do concelho. A associação tem como objetivos principais promover o desenvolvimento sustentável, reforçar a formação e capacitação dos agricultores, valorizar os produtos locais, estimular a inovação, aprofundar a colaboração entre os diversos agentes do setor e sensibilizar a comunidade para a importância da agricultura local, contribuindo também para o desenvolvimento económico da região.
Com a Valença Regenera+, o concelho de Valença dá um passo firme na construção de uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável, assegurando o futuro do setor agrícola e o bem-estar das gerações vindouras.
Fonte: CM de Valença












































