A Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (ECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) volta a apostar na semana AgroAventura depois de duas edições esgotadas. A iniciativa destina-se a alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos e profissionais) e proporciona uma experiência única e imersiva no mundo das Ciências Agrárias e Veterinárias.
Totalmente gratuita, a AgroAventura inclui almoço, brindes, prémios e transporte para grupos organizados, tornando a participação ainda mais acessível e atrativa. Durante quatro dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o ensino superior nas Ciências Agrárias e Veterinárias, com atividades práticas, workshops interativos, desafios coletivos e experiências diferenciadoras em áreas como Veterinária, Zootecnia, Enologia, Agronomia e Florestal.
A AgroAventura promove o contacto direto com docentes e investigadores da UTAD, especialistas de referência que proporcionam uma experiência enriquecedora. Os jovens poderão assim conhecer o dia a dia da investigação e do ensino superior, bem como explorar novas oportunidades de estudo e carreira nas Ciências Agrárias e Veterinárias.
As atividades realizam-se em diversos locais do Eco Campus da UTAD, em Vila Real, iniciando-se às 9h00 e terminando às 17h00, todos os dias. O ponto de encontro no início do dia é no Polo I da ECAV.
A AgroAventura complementa, no período não escolar, o programa educativo AgroEduca Futuro. Este programa, em vigor desde 2024, já acolheu, na UTAD, numerosos alunos do ensino secundário ao abrigo de protocolos de cooperação com escolas secundárias, de ensino científico-humanístico e profissional.
O objetivo é claro: aproximar os jovens das ciências agrárias modernas, despertar vocações e promover o ensino superior em áreas cada vez mais tecnológicas, sustentáveis e inovadoras.
A ação ocorre ao abrigo do Agro@TecVerde – Rede Integrada para a Modernização das Ciências Agrárias, um projeto inserido no Investimento Impulso Mais Digital 10/ C06-i07/2024 – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para mais informações sobre o programa de cofinanciamento, consultar o site: https://recuperarportugal.gov.pt/
O artigo foi publicado originalmente em UTAD.