A UE e os EUA emitiram uma declaração conjunta que estabelece um quadro para relações comerciais e investimentos transatlânticos justos, equilibrados e mutuamente benéficos. A declaração conjunta confirma em desenvolve o acordo político alcançado pela presidente Ursula von der Leyen e pelo presidente Donald Trump a 27 de julho.
A declaração conjunta firma o compromisso de ambas as partes trabalharem para restabelecer a estabilidade e a previsibilidade do comércio e do investimento entre a UE e os EUA, em benefício das empresas e dos cidadãos. Constitui o primeiro passo num processo que fomentará o comércio e melhorará o acesso ao mercado em mais setores. A declaração conjunta segue-se a intensas negociações conduzidas pelo Comissário da UE responsável pelo Comércio, Maroš Šefčovič, com os seus homólogos dos EUA, Howard Lutnick (Secretário para o Comércio) e Jamieson Greer (Representante dos EUA para o Comércio).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «A União Europeia procurará sempre os melhores resultados para os seus cidadãos e empresas. Confrontados com uma situação difícil, obtivemos resultados para os Estados-Membros e a indústria europeia e restabelecemos a clareza e a coerência do comércio transatlântico. Não se trata do final do processo. Continuamos a dialogar com os EUA para acordar mais reduções pautais, identificar mais domínios de cooperação e criar mais potencial de crescimento económico. Ao mesmo tempo, continuamos a diversificar as nossas parcerias comerciais internacionais, criando emprego e prosperidade na UE.»
Para mais informações, consultar a declaração conjunta, o comunicado de imprensa, o documento de perguntas e respostas e a ficha informativa.
Fonte: Comissão Europeia