União Europeia acorda medidas de apoio aos agricultores afetados pela seca

União Europeia acorda medidas de apoio aos agricultores afetados pela seca

Os apoios, propostos pela Comissão Europeia e hoje aprovados pelos 28, preveem que os agricultores de regiões afetadas por condições climáticas adversas possam receber até 70% dos seus pagamentos diretos em meados de outubro e 85% dos seus pagamentos em matéria de desenvolvimento rural logo que o pacote de medidas seja formalmente adotado, o que deverá acontecer já no início de setembro.

O pacote de medidas contempla também várias derrogações excecionais em matéria de regras de ecologização, permitindo, por exemplo, a redução do período mínimo de oito semanas para as culturas intercalares, de modo a que os produtores de culturas arvenses possam fazer as sementeiras de inverno em tempo útil, logo a seguir às culturas intercalares.

“Temos acompanhado de perto a situação desde o início dos fenómenos climáticos extremos e estamos prontos para apoiar os nossos agricultores. A Comissão tem estado em estreito contacto com todos os Estados-Membros e temos reagido rapidamente sempre que necessário. Estas medidas deverão aliviar financeiramente os agricultores europeus e protegê-los da escassez de forragens para os seus animais”, comentou o comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24 .

Anterior ICAAM publica Livro de Resumos das Jornadas MED
Próximo AgroSemana: Bridgestone está de regresso a mais uma edição da Feira Agrícola do Norte

Artigos relacionados

Últimas

Governo quer alargar sistema de videovigilância florestal a 100% do território nacional

Alargar a 100% do território nacional o sistema de videovigilância florestal é uma das apostas do Programa do XXII Governo Constitucional, […]

Nacional

Os melhores e piores ministros segundo Marques Mendes

[Fonte: Jornal de Negócios ]
A análise de Luís Marques Mendes ao que marcou a última semana da vida nacional e internacional. […]

Nacional

Seja o primeiro a receber a Newsletter Emprego

Para receber as ofertas de emprego por email subscreva na nossa Newsletter emprego. Clique aqui.