UE investe 33 milhões no Alentejo. Lauak vai produzir peças para o Airbus A320

UE investe 33 milhões no Alentejo. Lauak vai produzir peças para o Airbus A320

O Ministério do Planeamento anunciou ter homologado o apoio de fundos comunitários ao investimento de 33 milhões de euros da empresa Lauak, do setor da aeronáutica, em Grândola, no litoral alentejano.

Em comunicado, o Ministério refere que o apoio do programa operacional Compete 2020 “vai contribuir para a implementação de uma nova unidade do setor aeronáutico em Grândola”, no distrito de Setúbal.

Segundo o governo, o cofinanciamento de 7,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai “apoiar a criação de 274 novos postos de trabalho, cerca de 70 dos quais altamente qualificados”, e possibilitar exportações no valor anual de 30 milhões de euros.

A Lauak vai produzir em Grândola peças com processos tecnológicos avançados, nomeadamente para o fabrico do Airbus A320. “A economia alentejana reforça, assim, a sua presença num cluster industrial com elevado valor acrescentado, alargando os seus atuais polos geográficos de Évora e Ponte de Sor a novas localizações no território alentejano”, lê-se no comunicado do Ministério do Planeamento.

De acordo com o executivo, o projeto em Grândola, negociado ao abrigo do regime contratual com a AICEP, “soma-se ao lote de 150 milhões de euros de outros investimentos empresariais a realizar no Alentejo aprovados no último concurso geral do SI Inovação”.

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários.

Comente este artigo
Anterior O que diz o acordo fechado entre motoristas e patrões?
Próximo Agricultores preocupados com “escalada da crispação” na greve

Artigos relacionados

Últimas

Conferência APREN 2017 – Eletricidade renovável, inovação e tendências – 25 de Outubro 2017 – Lisboa

A importância das renováveis na descarbonização do sistema elétrico nacional até 2050 e o efeito positivo da sua massificação na diminuição do preço da energia no mercado grossista de eletricidade serão alguns dos temas a abordar na próxima Conferência da APREN –  […]

Últimas

Incêndios no Norte de Portugal e Galiza.  Especialistas propõem mais cooperação transfronteiriça

Foi dado a conhecer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) um estudo sobre a cooperação transfronteiriça na prevenção e extinção de incêndios florestais, […]

Dossiers

Consultores agrícolas propõem task force para ajudar a elaborar Programa Estratégico da PAC

As consultoras agrícolas Espaço Visual, Consulai, Agro.Ges e TerraProjectos juntaram-se para um webinário, organizado pela Espaço Visual e moderado […]