O primeiro-ministro de Espanha considerou hoje que seria “muito frustrante” que a União Europeia (UE) falhasse o acordo comercial com os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), apelando ao Conselho Europeu para aprová-lo.
À entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas (a última de 2025), Pedro Sánchez considerou que a assinatura deste acordo daria “um peso geopolítico” à UE.
“Seria muito frustrante que a Europa (UE) falhasse o acordo com o Mercosul, uma vez que conseguimos aprovar no Parlamento Europeu as cláusulas de salvaguarda o setor primário europeu [os agricultores]”, sustentou o primeiro-ministro espanhol.
A aprovação do acordo pelos líderes da UE tem de acontecer entre hoje e sexta-feira para que possa ser ratificado no sábado, durante a cimeira organizada em Brasília.
Esta semana, os eurodeputados aprovaram as cláusulas que protegem os agricultores da UE de flutuações prejudiciais nas importações de produtos dos países do Mercosul.
“A Europa (UE) tem de abrir-se a estes acordos comerciais, particularmente com uma zona que é muito importante para Espanha a nível cultura, económico e de todo o tipo como é o caso do Mercosul”, defendeu Pedro Sánchez.














































