O evento Trás-os-Montes em Prova no Porto acontece já em maio e está cheio de novidades
O evento vínico Trás-os-Montes em Prova no Porto acontece já a 17 de maio, uns meses antes do que é habitual, e conta com um horário mais alargado, duas masterclass exclusivas e novos produtores e marcas a participar. Também o local escolhido pela CVRTM para a iniciativa de 2025 é uma novidade, passando a realizar-se no Mosteiro de São Bento da Vitória.
No próximo dia 17 de maio, o Porto volta a receber o Trás-os-Montes em Prova com várias novidades. Este ano, o evento decorre, pela primeira vez, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no coração da Baixa, e num horário mais alargado (11h00-13h00; 15h00-20h00), numa tentativa de dar resposta a todo o tipo de visitantes que a iniciativa recebe habitualmente como jornalistas, sommeliers e público em geral, não descurando os profissionais da distribuição e do canal HORECA.
Na 4.ª edição deste evento vínico, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), a iniciativa conta com 25 produtores da região transmontana, alguns deles estreantes, e mais de 130 referências em prova, vinhos produzidos exclusivamente em Trás-os-Montes.
Durante o dia 17, haverá ainda lugar para duas masterclass exclusivas, organizadas pela CVRTM e conduzidas por José João Santos, uma figura incontornável no mundo dos vinhos que, entre outros desafios, é formador, jornalista e provador da Revista de Vinhos. As masterclass são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória aqui, já que os lugares são muito limitados e somente as primeiras 22 inscrições em cada uma das iniciativas serão consideradas. A da manhã decorre das 11h30 às 13h00, sob o tema “Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas”. À tarde, “Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas” realiza-se entre as 16h00 e as 17h30.
“O principal objetivo da iniciativa Trás-os-Montes em Prova, que vai já na 4.ª edição na cidade Invicta, é permitir aos produtores darem a conhecer toda a sua qualidade e potencial, elevando o patamar que os vinhos da nossa região orgulhosamente têm. Com as novidades deste ano, estamos com uma expetativa ainda maior e totalmente empenhados para surpreender todos aqueles que nos visitarem.”, refere a presidente da CVRTM, Ana Alves.
Com os seus solos ricos, graníticos e xistosos, Trás-os-Montes é a região portuguesa com maior número de vinhas velhas centenárias e conta com dezenas de castas autóctones. Os tradicionais e antigos lagares rupestres ainda funcionam e ali nascem vinhos singulares.
Para saber mais sobre os vinhos de Trás-os-Montes e esta região com séculos de história, fica aqui lançado o convite, por parte da CVRTM, para todos os enófilos e profissionais do setor passarem pelo Mosteiro de São Bento da Vitória, no próximo dia 17 de maio. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos, exclusivamente no local, no dia do evento.
Produtores em prova:
- Bago de Ouro
- Casa do Joa
- Casa José Pedro
- De Sousa
- Encostas de Sonim
- Erbon
- Flandório
- Mabitxo
- Mont’alegre Vinhos
- Ninho da Pita
- Palmeirim D’Inglaterra
- Parapente
- Quinta das Corriças
- Quinta do Ermeiro
- Quinta do Salvante
- Quinta Recomeço
- Quinta Serra d’Oura
- Quinta Vale dos Montes
- Quinta Valle Madruga
- Secret Spot
- Terra Montana
- Terras de Mogadouro
- Villela Seca
- Vinhas Velhas Mogadouro
- Vinho dos Mortos