Tenho ninhos de andorinha na minha habitação. Posso destruí-los?

Tenho ninhos de andorinha na minha habitação. Posso destruí-los?

A chegada das andorinhas a Portugal é sinal da chegada da Primavera. Muitos gostamos de as ver a chegar, mas muitos podem achar que têm excesso de ninhos de andorinhas nas suas habitações. É legal destruir estes ninhos?

Explica a SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves que é possível os proprietários removerem os ninhos de andorinha mediante um pedido de autorização para o efeito ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que indicará o período em que os ninhos podem ser removidos.

Fora da altura de nidificação

Este período, salvo algumas excepções, é fora da altura de nidificação. Na altura em que as andorinhas estão a construir os ninhos e têm crias, é proibido remover os ninhos.

Se souber de alguém que quer remover ninhos de andorinha, a SPEA sugere que comece por tentar dissuadir a pessoa. “Pode dizer-lhe que, para evitar que o espaço debaixo do ninho fique sujo, pode instalar uma espécie de caleiras próprias, que se colocam por baixo dos ninhos. Pode ainda explicar que a andorinha é um animal muito útil no combate a pragas: come uma quantidade enorme de insectos, sobretudo as moscas e mosquitos que podem estragar uma bela noite de Verão”.

Se estes argumentos não forem suficientes, ou se só souber da situação a posteriori, contacte o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA – GNR) através do telefone 808 200 520 para que actuem de imediato. Poderá também fazer uma denúncia através do e-mail [email protected].

Pedido de licença

Pode fazer o pedido de licença ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para remoção de ninhos aqui, enviando o documento para o email [email protected].

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: CAP diz que estado de emergência não pode ameaçar sobrevivencia das empresas
Próximo Dificuldades de escoamento prolongam colheita da batata

Artigos relacionados

Notícias mercados

Hemisfério Sul: mais 6% de maçã e produção de pêra estável

As previsões de colheita de maçã e pêra no Hemisfério Sul em 2021, divulgadas hoje, 24 de Fevereiro, pela Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA), […]

Nacional

Secretário Regional da Agricultura garante empenho no fortalecimento dos apoios no âmbito do PRORURAL +

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural garantiu hoje o empenho do Governo Regional “no fortalecimento de apoios como o PRORURAL +, num espaço de transição entre quadros financeiros plurianuais, mas em […]

Dossiers

Incêndios: Época mais critica termina com 65.000 hectares ardidos e morte de cinco bombeiros

A época mais crítica de incêndios florestais termina hoje com cerca de 65 mil hectares de área ardida e a morte de cinco bombeiros e de um piloto de um avião de combate aos fogos. […]