Avisos amarelos em Portugal vêm da tempestade que afectou Espanha. Depressão atmosférica foi fotografada pelo programa Copérnico. Tempo melhora até quarta, mas chuva voltará com vento e trovoada.
A tempestade que provocou pelo menos duas mortes em Espanha por causa das inundações provocadas pela chuva forte foi fotografada pelos satélites Sentinel-3, do programa europeu Copérnico, enquanto passava lentamente pela Península Ibérica. A imagem mostra as nuvens densas que afectaram com especial intensidade a região de Madrid, no centro do país, que estava sob aviso meteorológico vermelho.
Embora as condições meteorológicas tenham acalmado nas últimas horas, e as autoridades tenham baixado o alerta para o nível amarelo nas regiões mais afectadas ao longo do último domingo, esta semana prevê-se que o tempo “seja mais húmido e mais frio que o normal” no Centro e Oeste da Península Ibérica, alertou a Agência Meteorológica Estatal espanhola (AEMET) com base nos dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo.
Ao PÚBLICO, a meteorologista Patrícia Marques confirma aquilo que as imagens de satélite sugerem: a depressão que causou vítimas e estragos significativos na região central de Espanha também está a afectar, embora com menos intensidade, o estado do tempo em Portugal desde o fim-de-semana passado. E é também por causa dela que todos os […]