Tem cortiça para extrair em 2020? Saiba antecipadamente o seu valor

Tem cortiça para extrair em 2020? Saiba antecipadamente o seu valor

[Fonte: Agricultura e Mar]

É produtor e tem extracção de cortiça esperada para 2020? Se tem pode pedir uma amostra antecipada e conhecer antecipadamente o valor da sua cortiça. Para tal basta aceder à página de Internet da APFC – Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, aqui.

A associação explica que existem “modelos de crescimento da cortiça que permitem estimar, a partir do calibre aos 8 anos, os acréscimos que vão ocorrer até aos nove anos de criação. Esta amostragem permite prever as características das cortiças a extrair na próxima campanha, antecipando a negociação”.

Amostra da qualidade da cortiça

O serviço de amostra de qualidade da cortiça é realizado anualmente desde 1992, tendo “permitido um melhor conhecimento das cortiças de cada produtor, em função da qualidade e calibre, criando uma base sólida para a comercialização das mesmas e melhorando substancialmente a capacidade de negociação do produtor”, acrescenta a APFC. E refere que o conhecimento efectivo do valor potencial de uma partida de cortiça que se vai comercializar é um factor cada vez mais importante na obtenção de um “bom negócio”. “A realização de uma amostra de qualidade da cortiça a extrair é a ferramenta para atingir esse objectivo”, diz a mesma fonte.

As amostras da qualidade podem ser feitas à cortiça no montado, na pilha e amostra de humidade da cortiça (no montado ou na pilha). A amostra de cortiça deverá ser preferencialmente realizada no montado previamente à extracção (com 8, 9 ou mais anos de criação), dispondo a APFC de modelos de crescimento da cortiça para estimar os aumentos de calibre do 8.º para o 9.º ano.

Pode consultar as amostras realizadas aqui.

A APFC foi criada em 1992 e tem como principal objectivo a defesa e a promoção dos interesses dos proprietários florestais da região. A área de influência da associação é o concelho de Coruche e os concelhos limítrofes, tais como Mora, Vendas Novas, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Chamusca e Ponte de Sôr. Actualmente conta com 448 associados representando aproximadamente 215.941 hectares.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Tem cortiça para extrair em 2020? Saiba antecipadamente o seu valor foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Revitalização do Pinhal Interior tem 50 das 55 medidas executadas
Próximo Combate à praga de jacintos de água cabe ao Ministério do Ambiente, diz Aveiro

Artigos relacionados

Últimas

Promulgação de alterações laborais marca “rutura” com precariedade, diz ministro

[Fonte: SAPO 24]

“A legislação agora promulgada pelo Presidente da República [Marcelo Rebelo de Sousa] é uma legislação que estabelece uma rutura com muitos anos de questões no que toca à precariedade”, afirmou o ministro José Vieira da Silva.
O governante manifestou-se ainda satisfeito pela promulgação do diploma “com uma afirmação clara da constitucionalidade” […]

Nacional

Criado revestimento para fachadas que reduz consumo de energia e emissões de CO2

[Fonte: ECO]

Um consórcio liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), sediado em Coimbra, criou um produto de revestimento para fachadas de edifícios que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2, foi anunciado esta quarta-feira. O projeto foi executado por um consórcio constituído por 12 parceiros de cinco países (Portugal, […]

Dossiers

Los huevos lideran las subidas mientras que el pollo se mantiene

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana no hubo una tendencia clara en el mercado de los huevos ya que aunque predominaron las subidas en las cotizaciones de las lonjas nacionales también se anotaron repeticiones.
Las subidas se han visto justificadas ante las necesidades de las industrias y a que la demanda en el mercado interno fue particularmente fuerte. […]