A rastreabilidade das amêndoas Veracruz passou a ser efetuada de forma 100% automatizada e em tempo real através das etiquetas QR Code.
O projeto Amêndoas com Identidade tem na sua base um sistema de blockchain que irá permitir a todos os intervenientes da cadeia alimentar – produção, indústria, distribuição e consumidores – acompanharem o trajeto das amêndoas Veracruz de forma 100% segura, automatizada e em tempo real, através da leitura de um QR Code.
Este código permitirá conhecer todos os processos realizados nesta vasta cadeia de produção e dar informações sobre, por exemplo, as variedades da amêndoa, as certificações, a sua origem, entre outras. É um sistema digital, acessível, inviolável e automático, que promove a transparência na produção agrícola.
De acordo com Alexandre Souza, diretor da Veratech, no total, estão previstas sete fases de desenvolvimento. “Neste momento estamos na primeira fase, que se foca no rastreio das atividades agrícolas: utilização de maquinaria, recursos humanos, rega, fertirrega, poda, pulverizações, medições, correções de solo, análises bioquímicas, colheitas, entre outros”, explica o responsável.
Inovação em parceria
Para Alexandre Souza, o prémio “Inovação em parceria”, no valor de cinco […]