A Syngenta firmou, recentemente, protocolos de colaboração com a Elaia e o Grupo Ortigão Costa com o objetivo de promover as boas práticas agrícolas e a sustentabilidade ambiental nas culturas do olival, frutos secos e tomate de indústria.
No âmbito deste acordo, a Elaia e a Syngenta vão colaborar na promoção de ações conjuntas para uma gestão sustentável do olival nos domínios da preservação da água, do solo e da biodiversidade. Recorde-se que a Elaia explora mais de 12 000 hectares no Alentejo dedicados à produção de azeitona para azeites e, no âmbito desta parceria com a Syngenta, irá instalar margens multifuncionais com plantas vivazes nas bordaduras dos olivais, para atrair insetos polinizadores e artrópodes auxiliares.
“As misturas de sementes que compõem estas margens multifuncionais foram desenvolvidas pela Syngenta no âmbito do projeto ‘Operation Pollinator’. Adicionalmente, a Syngenta reforçará o conhecimento técnico da equipa da Elaia com ações de divulgação de boas práticas para a proteção da água, solo e biodiversidade”, explica ainda a Syngenta.
Por outro lado, o acordo entre a Syngenta e o Grupo Ortigão Costa prevê a contribuição de ambas as empresas para a criação de um Centro de Excelência em Pulverização para a cultura do Tomate de Indústria, em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no sentido de desenvolver ações de formação para uma gestão sustentável da cultura do tomate de indústria e promover maior eficiência no uso de produtos fitofarmacêuticos por via de uma melhoria das condições de pulverização, tanto ao nível dos equipamentos e da sua utilização, como da qualidade da água de pulverização.
Nos frutos secos, o protocolo abrange a promoção da biodiversidade através da instalação de margens multifuncionais nas bordaduras nos amendoais e nogueirais do grupo Ortigão Costa no Alentejo, com monitorização regular da evolução da entomologia local e ações de formação de boas práticas agrícolas desenvolvidas pela Syngenta.
O projeto ‘Operation Pollinator’ é um programa internacional da Syngenta para o incremento da biodiversidade nos campos agrícolas. O OP baseia-se no estabelecimento de habitats específicos – margens multifuncionais – para insetos polinizadores em zonas agrícolas, que permitam criar alimento e refúgios naturais para estes auxiliares e que fomentam a presença de outros artrópodes úteis como predadores e parasitóides.