Sustentabilidade ambiental é tema de congresso de horticultura em Coimbra

Sustentabilidade ambiental é tema de congresso de horticultura em Coimbra

O atual panorama da agricultura intensiva e da sustentabilidade do setor são os principais temas do Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, que vai receber mais de 200 participantes em Coimbra, grande parte dos quais oriundos de diversas regiões espanholas. Tem lugar no Convento de São Francisco e decorre de amanhã até sábado.

A “intensificação” e a “sustentabilidade” e as estratégias de conciliar as duas questões na produção hortícola são o ponto crucial do setor.

José Alberto Pereira, da comissão científica do congresso diz que “tem de ser possível aliar a intensificação com a sustentabilidade”, considerando que a intensificação é necessária face a uma população “em crescendo e com necessidades específicas”, tendo atenção a questões como a fertilidade e a rega, os solos ou outras questões ambientais.

O evento conta com mais de 180 comunicações e são esperados mais de 200 participantes, numa iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura e a sua congénere espanhola.

“Uma dúvida, não tenho: os agricultores são a chave. Tem de se valorizar mais a atividade agrária e, muitas das vezes, pensar os agricultores como intervenientes de ecossistemas agrários que têm de ser ajudados”, realçou José Alberto Pereira.

De acordo com o docente, tem-se assistido a “uma viragem enorme na agricultura”.

Se antes era um setor “dominado por gente com idade e falta de especialização”, hoje há “muita gente nova a instalar-se no terreno, às vezes até fora do setor, que é muito mais aberta à inovação e à aplicação de conhecimentos”, notou.

Haverá ainda painéis dedicados à segurança alimentar, consumidores e rega e fertilização. O congresso termina no sábado com visitas técnicas a produtores da região.

Comente este artigo
Anterior EPO poised to stop granting patents on plants, animals from ‘biological processes’
Próximo 4.º Concurso de Vinhos Verdes InvestBraga - Tapada do Marquês, Adega dos Leões e Infusa Rosé vencem diploma de ouro

Artigos relacionados

Nacional

Novo centro de investigação para a agricultura de precisão em Vila Real

[Fonte: Público]

O novo centro, especialmente voltado para as áreas do vinho e da vinha, vai ficar instalado no Regia-Douro Park, em Vila Real.

Em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o centro alemão Fraunhofer vai inaugurar um novo centro de investigação na área da agricultura de precisão e gestão da água. […]

Notícias cadeia alimentar

Tendências para 2018 na distribuição de frutas e legumes apresentadas no arranque da Fruit Logistica, em Berlim

A principal feira de hortifruticultura do mundo – a Fruit Logistica – acaba de publicar o seu relatório de tendências para 2018. O documento elaborado pela consultora Oliver Wyman incide sobre as três áreas que irão alterar o fornecimento dos produtos frescos nos próximos dez anos: as novas tecnologias, […]

Nacional

ASAE apreendeu 10 toneladas de carnes e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria


DR

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase 10 toneladas de carnes e pescado no âmbito da fiscalização de dois entrepostos frigoríficos, em Oliveira do Hospital e Leiria, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ASAE informa que as ações de fiscalização, […]