Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis é o alerta do Dia Mundial do Solo de 2025 celebrado no dia 5 de dezembro e durante todo o ano – ver infografia (FAO, 20251).

Sabendo que “a impermeabilização do solo e a conversão da terra leva à perda, em grande parte irreversível, de algumas ou de todas as funções do solo e dos serviços dos ecossistemas que fornecem” (FAO, 20192), a FAO propõe uma reflexão sobre o papel dos solos nas cidades, e os desafios que a impermeabilização do solo e a urbanização colocam.
Neste ano, todas as partes interessadas são alertadas a repensarem os espaços urbanos através dos seus solos, garantindo que as pessoas e a natureza prosperem juntas em cidades verdes e saudáveis.
Na medida do possível e com as necessárias adaptações, que sejam implementadas em determinados solos das cidades as práticas agrícolas de Conservação do Solo – como o uso de rotações culturais e as culturas de cobertura em combinação com o mínimo distúrbio do solo -, capazes de preservar ou de reforçar a matéria orgânica do solo (FAO, 20192).
A APOSOLO associa-se a esta celebração relembrando a importância das Práticas de Agricultura de Conservação capazes de melhorar as condições do solo, reduzir a sua degradação e aumentando a produtividade (FAO, 20153).
A APOSOLO deseja que pensemos particularmente no solo no dia 5.
1 FAO. 2025. World Soil Day 5 December 2025 – Healthy soils for healthy cities. FAO Digital Media Hub. Disponível em: https://digital-media.fao.org/Folder/2A6XC521Z2TO. Acesso em: 26 de novembro de 2025.
2 FAO. 2019. Diretrizes Voluntárias para a Gestão Sustentável dos Solos. Roma.
3 FAO, 2015. Healthy soils are the basis for healthy food production. Disponível em: https://www.fao.org/global-soil-partnership/resources/communication-material/en/. Acesso em: 26 de novembro de 2025.
Fonte: APOSOLO













































