SITEVI, o salão internacional dedicado aos sectores da vitivinicultura, enologia, fruticultura e olivicultura, encerrou com três dias repletos de encontros, partilhas de experiências e debates. Apesar das condições desafiantes para o sector, o certame acolheu 1.000 expositores e registou 51.000 entradas de profissionais provenientes de 62 países, consolidando assim o seu estatuto como evento internacional de referência.
Graças à riqueza dos seus conteúdos e ao seu ambiente de convívio, o SITEVI 2025 permitiu a todos os presentes aprofundar o conhecimento sobre as tendências do mercado, partilhar boas práticas e encontrar as soluções de que necessitam para enfrentar todos os seus desafios económicos, sociais e ambientais.
Annie Genevard, Ministra francesa da Agricultura, Alimentação e Soberania Alimentar, que inaugurou o salão na terça-feira, 25 de Novembro, aproveitou a ocasião para anunciar um vasto pacote de apoios ao sector vitivinícola, com uma nova dotação de 130 milhões de euros destinada a apoiar o arranque de vinhas, bem como a prorrogação até 2026 dos empréstimos estruturais garantidos a 70% pela Bpifrance, e reduções nas contribuições sociais.
Apoiado pela região Occitânia/Pireneus Mediterrâneo e graças à fidelidade tanto dos expositores como dos visitantes, o SITEVI é mais do que nunca o ponto de convergência de toda a cadeia de valor dos três sectores, desde a investigação e desenvolvimento até aos utilizadores finais.
UMA MONTRA DE INOVAÇÃO EM 3 SECTORES
Os Prémios de Inovação SITEVI destacaram as inovações mais marcantes do sector. Das 70 candidaturas apresentadas, 28 produtos e serviços foram pré-seleccionados pelo júri e 17 receberam prémios (duas medalhas de ouro, oito de prata, seis de bronze e um prémio especial dos utilizadores). Estes premiados reflectem a diversidade da oferta apresentada no certame e ilustram as principais tendências: melhoria da qualidade dos produtos e adaptação às necessidades do mercado, resiliência das explorações face a fenómenos climáticos e ainda a qualidade dos produtos, conveniência e facilidade para o utilizador.
Por outro lado, o espaço LAB TECH, organizado em parceria com a Agri Sud-Ouest Innovation, La Wine Tech e Vinseo, reuniu este ano cerca de uma dezena de empresas e start-ups pioneiras na transformação digital e tecnológica dos sectores agrícolas.
UMA DIMENSÃO INTERNACIONAL CONFIRMADA
Como em cada edição, o SITEVI revelou-se altamente popular entre visitantes, expositores e compradores internacionais. O evento deste ano destacou-se por um forte aumento de expositores estrangeiros, que representaram 25% do total e vieram de 23 países. A mesma tendência pôde ser observada entre o público visitante. O SITEVI recebeu profissionais oriundos de 62 países (sendo os principais Espanha, Itália, Suíça, Portugal e Alemanha), incluindo investidores de mercados de exportação distantes convidados pelo salão (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, México, EUA), demonstrando uma vez mais o atractivo e a diversidade de tudo o que o salão tem para oferecer.
DIVERSIFICAÇÃO: O TEMA DE DESTAQUE DO SITEVI 2025
Enquanto alavanca para o futuro dos sectores da viticultura e da enologia, a diversificação representa hoje um conjunto de novas oportunidades de negócio para as explorações vitivinícolas. A edição de 2025 do SITEVI colocou este tema em evidência, apresentando soluções concretas e inovadoras para apoiar os sectores da viticultura, enologia, olivicultura e fruticultura rumo a um futuro mais ágil, sustentável e promissor.
CONTEÚDOS ABRANGENTES PARA RESPOSTAS CONCRETAS
Na mesma linha, o SITEVI 2025 reforçou o seu programa de momentos-chave e iniciativas para ajudar os visitantes a compreender as grandes questões e a encontrar soluções concretas para tirar o máximo partido da sua atividade no dia a dia.
• Em parceria com o IFV, a Union des Œnologues de France, a France Olive e o CTIFL, o salão organizou um programa intenso com mais de 60 conferências e workshops, que reuniu mais de 2.500 participantes e contou com mais de 200 oradores.
• O fórum de masterclasses e provas de vinhos, conduzido pelo IFV, France Olive, Union des Œnologues de France e CTIFL, centrou-se em temas como castas, lotes, azeites de excelência e métodos de medição do sabor da fruta, atraindo perto de 1.000 visitantes.
• Para promover o recrutamento nos sectores do vinho, do azeite e da fruticultura, o SITEVI 2025 voltou a unir esforços com as equipas da Jobagri e da Vitijob para organizar sessões de job dating na terça-feira, 25, e na quarta-feira, 26 de novembro, criando oportunidades de ligação entre empregadores e candidatos.
UM ENCONTRO COM FOCO NO NEGÓCIO
Apesar do contexto incerto, os profissionais do sector voltaram a encontrar-se no SITEVI com projetos para concretizar. As Business Meetings do SITEVI, com 1.400 encontros, permitiram que visitantes com projetos se reunissem diretamente com expositores, favorecendo o surgimento de soluções práticas para as suas iniciativas. Por fim, a noite dedicada aos Business Angels, na quarta-feira, 26 de novembro, contribuiu para promover ligações estratégicas entre empresas especializadas em novas tecnologias e investidores.
Fonte: SITEVI












































