Uma praga considerada muito grave nas laranjeiras, limoeiros, limeiras e toranjeiras foi detetada no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, anunciou hoje a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT).
De acordo com um comunicado desta entidade, a praga psila-africana Trioza erytreae Del Guercio, detetada na freguesia de Corroios e na união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, é considerada como muito grave para as plantas vulgarmente designadas por citrinos, concretamente laranjeiras, limoeiros, tangerineiras, limeiras e toranjeiras, bem como para Fortunella, Poncirus e seus híbridos, Casimiroa, Clausena, Choisya, Murraya, Vepris e Zanthoxylum, com exceção de frutos e sementes.
Este inseto é ainda transmissor da doença huanglongbing (Citrus Greening), provocada pela bactéria Candidatus liberibacter, que inutiliza os frutos para consumo e que acaba por provocar a morte das plantas afetadas.
Para combater esta praga, a DRAPLVT alerta todos os proprietários, usufrutuários, possuidores, detentores ou rendeiros que ficam obrigados a cortar todos os ramos com sintomas, procedendo imediatamente à sua destruição no local por meio de enterramento ou fogo.
Além disso, devem fazer um tratamento fitossanitário a todas as plantas das espécies referidas com produtos fitofarmacêuticos com ação inseticida.
Caso sejam observados sintomas ou sinais desta praga, devem comunicar de imediato a DRAPLVT, através do número 243 377 500 ou do email: prospeccao@draplvt.gov.pt.