Com o objetivo de desenvolver um modelo de gestão agrícola moderna que compatibilize a rentabilidade da produção agrícola com as práticas de conservação e restauração de habitats ecológicos, a exploração Pereira Palha Agricultura, LDA, localizada no distrito de Santarém, está a desenvolver o projeto “Segunda Via – Intensificação Ecológica da Agricultura”.
A aplicação deste projeto consiste na implementação de um conjunto de estruturas que venha a criar impacto positivo na exploração e, assim, reabilitar os habitats e recuperar a biodiversidade, tratando-se da resposta do promotor em tornar a sua exploração ambientalmente responsável e, simultaneamente, capitalizar o extenso capital natural existente na exploração agrícola, mas que também possa ser amplamente replicado na região (zona envolvente do estuário do Tejo), e no país.
O projeto resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental e está a ser implementado numa das estremas da exploração, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo, totalmente integrada na Zona de Proteção Especial, área riquíssima do ponto de vista da biodiversidade.
Para o efeito está a ser implementado um corredor ecológico, correspondente à barreira de prevenção de cheias, com uma linha de árvores e uma linha de arbustos que servem de abrigo a variadas espécies. Também foi criada uma faixa para a “Operation Polinator”, de modo a aumentar o número de insetos polinizadores e, atualmente, estão a ser colocadas caixas para abrigo de morcegos.
O projeto prevê ainda um levantamento da biodiversidade do solo, com a colaboração da Faculdade de Ciências de Lisboa, que se encontra a ser realizado.
A via da intensificação ecológica é uma oportunidade para conhecer os serviços dos ecossistemas existentes e desenvolver importantes infraestruturas ecológicas, sempre a par com a rentabilidade e sustentabilidade do desempenho económico de uma exploração.
Para mais informação visite a página do projeto.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.