Fernando da Cunha Guedes e o professor Manuel Sobrinho Simões são os convidados iniciais do novo projeto da publicação
Fernando da Cunha Guedes, presidente do conselho de administração da Sogrape Vinhos, e Manuel Sobrinho Simões, cientista e médico, são os protagonistas do novo podcast da Revista de Vinhos dedicado às temáticas do vinho, da gastronomia e do enoturismo, que estreia esta quinta-feira, dia 2 de outubro, nas plataformas habituais, incluindo o Spotify e o Apple Podcasts. O consumo de álcool e o impacto na saúde é o principal tema de uma conversa gravada em registo informal, onde se abordam igualmente tendências, ameaças e oportunidades do mercado mundial do vinho, bem como a necessidade de esclarecimento de consumidores, nomeadamente os mais jovens, para um consumo responsável e informado, em contexto com a tradição da cultura mediterrânica. Moderado pelo host José João Santos, este primeiro episódio tem uma duração de pouco mais de 50 minutos e pode ouvir-se online ou ser descarregado em formato MP3 para posterior escuta.
“Trata-se da evolução lógica do projeto editorial da Revista de Vinhos, já hoje mais abrangente do que o formato de revista mensal impressa com que se iniciou, em 1989. Na atualidade, a Revista de Vinhos tem uma presença diária online – através do portal informativo e das redes sociais -, todas as edições mensais estão não apenas nas bancas como em versão digital, e produz os programas semanais ´A Essência´, em versão televisiva para a RTP e em versão rádio para a Renascença. Daí que nos parece ser um passo lógico estender a produção de conteúdos ao formato podcast, muito em particular a pensar nas novas gerações que o têm popularizado nacional e internacionalmente. A Revista de Vinhos assume um posicionamento multiplataforma e este novo podcast sublinha, precisamente, essa estratégia”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos.
A Revista de Vinhos integra a Essência Company, empresa portuguesa especializada na produção de conteúdos e na organização e produção de eventos relacionados com vinho, gastronomia e enoturismo. Para além dos projetos acima mencionados detém ainda a revista bimestral Blue Travel, a publicação brasileira Gula, as marcas “Essência do Vinho” e “Wine & Travel Week” e produz um seriado sobre vinhos portugueses para a CNN Brasil.
Fonte: Revista de Vinhos