Hoje no REGIONAL RURAL …. Natalia Sierra, Coordenadora do Projeto POMATO em Portugal explica-nos que projeto é este?
O projeto POMATO (Estratégias eficazes de gestão para combater surtos de Clavibacter sepedonicus e Ralstonia solanacearum em culturas de batata e tomate) foi oficialmente lançado com o objetivo de enfrentar a crescente ameaça das doenças bacterianas que afetam culturas hortícolas essenciais. Este projeto de quatro anos visa minimizar as perdas nas colheitas e reforçar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas na Europa e na América Latina.
O projeto teve início oficial marcado por uma reunião de dois dias, realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2025, na Universidade de Burgos (UBU), instituição coordenadora do consórcio. O encontro reuniu todos os parceiros do POMATO para alinhar objetivos e dar início às atividades colaborativas.
Liderado pela Universidade de Burgos, o consórcio POMATO integra 16 parceiros, entre universidades, institutos de investigação, PMEs, empresas agroquímicas e agricultores da Europa e da América Latina. O projeto centra-se no estudo das bactérias Clavibacter sepedonicus e Ralstonia solanacearum, dois dos patógenos bacterianos mais destrutivos que ameaçam as culturas solanáceas. Estes microrganismos, classificados como pragas de quarentena listados na categoria A2 da EPPO, representam sérios riscos fitossanitários e económicos na União Europeia e a nível global. Em resposta a este desafio, o projeto desenvolverá soluções integradas de gestão de pragas (Integrated Pest Management, IPM), naturais e ambientalmente seguras, que serão testadas em campo . Estas soluções irão combinar tecnologias avançadas de deteção precoce, métodos de controlo biológico e ferramentas digitais de apoio à decisão. Desde a fase de desenvolvimento, será realizada uma avaliação de segurança e sustentabilidade (quadro SSbD – Safe and Sustainable by Design) das soluções POMATO, assegurando que são seguras e sustentáveis
Regional Rural – Jorge Soares, Presidente da Associação de produtores da Maça de Alcobaça