Recenseamento Agrícola em Portugal em 2019

Recenseamento Agrícola em Portugal em 2019

Durante o próximo ano, vai ser realizado em Portugal o Recenseamento Agrícola 2019. Esta operação censitária decorre de dez em dez anos, de acordo com a legislação da União Europeia, que obriga todos os Estados-membros a levarem a cabo este procedimento.

Segundo o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, esta operação assume-se como «a única fonte exaustiva de informação sobre o sector agrícola, pois recolhe dados sobre todas as explorações agrícolas nacionais, proporcionando resultados a níveis geográficos muito detalhados, como a freguesia e o município». A recolha de dados é «dirigida a todas as explorações agrícolas» e «será efectuada por entrevista presencial, em todo o território nacional», estando previsto o recrutamento de 1.300 entrevistadores para o efeito.

Para o GPP, «o Recenseamento Agrícola é um importante instrumento para a caracterização da agricultura do País, das estruturas e sistemas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola» e «constitui um instrumento essencial para o conhecimento da agricultura portuguesa, para a quantificação do seu contributo para a economia nacional, para a definição das políticas públicas e para a tomada de decisão no domínio privado deste sector». É ainda salientada a «importância dos resultados do Recenseamento Agrícola para a definição e monitorização da Política Agrícola Comum».

Para acompanhar o desenvolvimento, preparação e implementação desta operação, foi criada a Comissão de Acompanhamento do Recenseamento Agrícola 2019. A coordenação fica a cargo do Instituto Nacional de Estatística, em articulação com o GPP.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Actualização da presença da psila africana dos citrinos em Portugal
Próximo PAC: Asaja respalda contar con un único Plan Estratégico nacional que uno por cada CCAA

Artigos relacionados

Últimas

Continúa la estabilidad en los precios en origen del aceite


Los pocos días laborales han recortado la operatividad en el mercado del aceite mientras que los precios han repetido. […]

Últimas

Incêndios: Amaragem de avião que combatia fogo em Tomar provocou apenas danos materiais

“O alerta foi dado às 17:43. A tripulação saiu ilesa, havendo a registar apenas pequenos danos materiais”, é referido num comunicado hoje divulgado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. […]

Últimas

Incêndios: área ardida este ano inferior em 26% em relação a 2018

A área ardida em Portugal é este ano inferior em 26% à de 2018 e 42% em relação à média dos últimos dez anos, […]