As quintas do Crasto, do Noval e do Seixo, no Douro, e as caves de vinho do Porto da Graham’s, na Invicta, são os quatro projectos portugueses que surgem no Top 50 dos prémios World’s Best Vineyards.
Já é conhecida a lista dos World’s Best Vineyards de 2023 e no Top 50 dos prémios atribuídos pelo grupo de comunicação social William Reed estão quatro projectos portugueses, todos no Douro ou relacionados com a região: as quintas do Crasto (em 15.º lugar), do Noval (16.º) e do Seixo (42.º) e, na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, as caves de vinho do Porto da Graham’s (40.º).
Sobre a Quinta do Crasto, em Sabrosa, a equipa da World’s Best Vineyards (Melhores Vinhedos do Mundo) sublinha a filosofia de Leonor e Jorge Roquette e de toda a equipa do Crasto: “respeitar o equilíbrio natural”. O júri que votou nos 50 melhores “vinhedos”, mas na verdade classifica projectos de enoturismo como um todo, e em todo o mundo, destaca a prática de “uma viticultura que preserva a identidade das vinhas” (algumas centenárias e muito “especiais” como a Vinha Maria Teresa), que “expressa o seu sentido de lugar e protege a biodiversidade do magnífico vale” do rio Douro.
A publicação fala ainda da associação, nos […]