Quando João Ferreira visitou um agricultor ligado ao sector da pesca

Quando João Ferreira visitou um agricultor ligado ao sector da pesca

Campanha do candidato presidencial comunista teve nesta quarta-feira o seu “momento TV Rural”. E incluiu um apelo inesperado à defesa da língua portuguesa.

O candidato comunista à Presidência da República, João Ferreira, visitou nesta quarta-feira um agricultor da zona de Vagos que, afinal — descobriu-se ali — está também ligado à pesca, mais concretamente à arte xávega, um tipo de pesca artesanal em que as redes do cerco são puxadas pela praia por juntas de bois ou tractor.

O tractor, já se adivinhou, é mesmo o elo de ligação, neste caso. Podia dizer-se o link, mas isso seria faltar ao apelo eloquente que o agricultor em causa, Silvino Tomás, fez logo à chegada ao candidato, para o caso de este ser eleito Presidente: “Impor que não se usem palavras estrangeiras na Assembleia da República”, que a classe dos agricultores, protesta, não compreende. “O centro da actividade política e da língua portuguesa está a impingir palavras estrangeiras que nós não entendemos”, reforçou, acrescentando que só tem “a 4.ª classe.”

Silvino Tomás, de 75 anos, também surpreendeu a comitiva de João Ferreira ao contar que está ligado à pesca e que até participou, juntamente com um dirigente sindical e militante do PCP já falecido, na elaboração da lei que evitou que os últimos barcos de arte xávega fossem abatidos e não pudessem ser transaccionados.

“Foi isso que me aproximou do PCP”, diz o cidadão que à pergunta sobre se hoje é militante do PCP dá uma resposta surpreendente: “Em parte.

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Grupo de Trabalho da Inovação da RRN debate rede de explorações de demonstração
Próximo Crise na Agricultura agrava-se com novo confinamento obrigatório

Artigos relacionados

Internacional

Consumo europeu de biodiesel destruiu quatro milhões de hectares de florestas

A integração de biodiesel no gasóleo consumido pelos automóveis na Europa, terá provocado na última década a destruição de florestas numa área equivalente aos Países Baixos […]

Nacional

Verba de apoio aos centros de recolha de animais vai duplicar

Orçamento do Estado para 2020 contempla, na sua versão preliminar, uma soma de 4,4 milhões de euros para melhorar as instalações dos centros de recolha de animais […]

Últimas

“Acredito que vamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois colegisladores, com o apoio da Comissão Europeia”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presidiu esta manhã, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, à Reunião Informal de Ministros da Agricultura, que se debruçou sobre […]