Quando João Ferreira visitou um agricultor ligado ao sector da pesca

Quando João Ferreira visitou um agricultor ligado ao sector da pesca

Campanha do candidato presidencial comunista teve nesta quarta-feira o seu “momento TV Rural”. E incluiu um apelo inesperado à defesa da língua portuguesa.

O candidato comunista à Presidência da República, João Ferreira, visitou nesta quarta-feira um agricultor da zona de Vagos que, afinal — descobriu-se ali — está também ligado à pesca, mais concretamente à arte xávega, um tipo de pesca artesanal em que as redes do cerco são puxadas pela praia por juntas de bois ou tractor.

O tractor, já se adivinhou, é mesmo o elo de ligação, neste caso. Podia dizer-se o link, mas isso seria faltar ao apelo eloquente que o agricultor em causa, Silvino Tomás, fez logo à chegada ao candidato, para o caso de este ser eleito Presidente: “Impor que não se usem palavras estrangeiras na Assembleia da República”, que a classe dos agricultores, protesta, não compreende. “O centro da actividade política e da língua portuguesa está a impingir palavras estrangeiras que nós não entendemos”, reforçou, acrescentando que só tem “a 4.ª classe.”

Silvino Tomás, de 75 anos, também surpreendeu a comitiva de João Ferreira ao contar que está ligado à pesca e que até participou, juntamente com um dirigente sindical e militante do PCP já falecido, na elaboração da lei que evitou que os últimos barcos de arte xávega fossem abatidos e não pudessem ser transaccionados.

“Foi isso que me aproximou do PCP”, diz o cidadão que à pergunta sobre se hoje é militante do PCP dá uma resposta surpreendente: “Em parte.

Continue a ler este artigo no Público.

Comente este artigo
Anterior Grupo de Trabalho da Inovação da RRN debate rede de explorações de demonstração
Próximo Crise na Agricultura agrava-se com novo confinamento obrigatório

Artigos relacionados

Eventos

Webinar: Good beekeeping practices for sustainable apiculture – 29 de outubro

In many parts of the world, beekeeping or apiculture is a widespread activity, with thousands of small-scale beekeepers depending on bees for their livelihoods […]

Sugeridas

Uva de Mesa e Kiwi nacionais já podem ser exportados para a Costa Rica

A exportação de uva de mesa e de kiwi nacionais tem agora um novo mercado disponível: a Costa Rica. De acordo com a Ministra da Agricultura, […]

Nacional

Gazeta Rural – N.º 340 – 31 de Maio de 2019

Gazeta Rural nº 340
→ Veja aqui ←

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural. […]