A resistência antimicrobiana (RAM) ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas se tornam resistentes a antimicrobianos e as infeções são mais difíceis de tratar, aumentando o risco de propagação de doenças.
Em resultado da resistência aos medicamentos, os antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos tornam-se ineficazes e as infeções são cada vez mais difíceis ou impossíveis de tratar.
Em 2015, na 68.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial de Saúde (WHO) aprovou um Plano de Ação Global para enfrentar este problema crescente.
Um dos principais objetivos do Plano é a divulgação de informação sobre a RAM, por parte de várias entidades responsáveis, a todos os intervenientes com o objetivo de sensibilizar e incentivar a adoção das melhores práticas entre o público, os profissionais de saúde, as diversas organizações envolvidas e os agentes políticos, que regulam as ações concertadas no âmbito do conceito “One Health” (Uma Só Saúde”).
As organizações internacionais WOAH , WHO, FAO e UNEP que promovem a celebração da Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência aos antimicrobianos têm desenvolvido diversas Campanhas com o objetivo de sensibilizar os vários sectores da sociedade para os riscos resultantes do uso inadequado de antimicrobianos e encorajar à implementação das melhores práticas entre o público em geral, os profissionais de saúde, os agricultores, os produtores pecuários e as autoridades competentes por forma a combater a incidência e a propagação de agentes patogénicos resistentes aos medicamentos.
No Vídeo dirigido à produção animal, produzido pela Organização Mundial para a Saúde Animal (World Organisation for Animal Health) poderá conhecer o problema das Resistências Antimicrobianas e as linhas orientadoras para mitigar o problema:
- Respeite a Biossegurança nas explorações
- Implemente Boas praticas de maneio
- Adote um Uso responsável de antimicrobianos
- Aplique medicamentos veterinários prescritos pelo Médico Veterinário
O artigo foi publicado originalmente em DGAV.